Livros Essenciais sobre Marketing Digital

Com o intuito de produzir conteúdo sobre o que a WIS ensina e principalmente um conteúdo relevante e diferenciado do que a maioria produz, decidi criar a Série “Livros Essenciais”.

“Livros Essenciais” é uma lista de livros especialmente produzida por especialistas em temas diversos, como Marketing Digital, Marketing, Jornalismo, Startups, Inovação, Comunicação Corporativa, entre outros. Vamos direto à fonte, pessoas de mercado e leitores que possam selecionar o que de tem de melhor publicado em sua especialidade.

O objetivo é guiar quem quer iniciar uma jornada de conhecimento com recomendações de boas literaturas sobre estes temas, seja para trabalhos acadêmicos, ou apenas para atualização.

Eleger os livros essenciais é uma economia de tempo e esforços. Já perdi tempo lendo muita coisa que não agregou em nada, assim como também já tive a sensação de aprender muito lendo apenas o Prefácio ou a Introdução. A lista também ajuda a entender os objetivos e o que você pode extrair de melhor em cada livro, e ainda organizada em sub-temas que permitirão entender o objetivo daquele livro.

Para dar o ponta pé inicial, eu, Leonardo Carraretto, me propus a relacionar a bibliografia fundamental para Marketing Digital. Esta lista pode passar por atualizações, revisões e novos livros podem ser adicionados a qualquer momento. Até pela sua participação nos comentários.

Aproveito para falar que minha curadoria de livros é bem crítica. Não considero proveitosos alguns dos mais conhecidos livros sobre o tema, seja pela forma de apresentação, seja pela informação em si, ou pela combinação das duas coisas.

Espero que esta (e as demais listas que virão) sejam muito úteis na busca pelo conhecimento e sabedoria.

P.S.1. É um exercício bem complexo compilar uma lista de livros (um conhecimento perene, que fica de certa forma eternizado) falando sobre um mercado tão dinâmico e mutante quanto o Marketing Digital. Portanto, tentei ser ao máximo atemporal na minha lista, para que você não pegue uma leitura tão descartável. Apesar de ter relacionado livros até de 1980, todos eles são incrivelmente fundamentais para entender o Marketing Digital.

P.S.2. Muitos autores aproveitaram a onda do Marketing Digital para escrever superficialmente sobre temas e principalmente, com títulos muito comercias. Assim, não estranhe se você não encontrar aqui alguns livros muito conhecidos, mas que considero mais uma forma de seus autores faturarem do que um conhecimento válido.

P.S.3. Evitei também ser repetitivo sobre um mesmo tema, selecionado apenas o livro que eu considero essencial.

P.S.4. A lista não está classificada por importância 🙂


Livros Essenciais – Marketing Digital

// Pensamento Digital

A cauda longa – Chris Anderson 

A cauda longa – Chris Anderson

O Mundo é Plano – Thomas Friedman

O Mundo é Plano – Thomas Friedman

 

O que a Google faria – Jeff Jarvis

O que a Google faria – Jeff Jarvis

 

Cultura da Convergência – Henry Jenkins

Cultura da Convergência – Henry Jenkins


A vida Digital – Nicholas Negroponte

A vida Digital – Nicholas Negroponte


A Sociedade em Rede – Manuel Castells

A Sociedade em Rede – Manuel Castells

 

Manifesto Cluetrain – Diversos Autores – Disponível Online

Manifesto Cluetrain

 

Marketing 3.0 – Phillip Kotler

Marketing 3.0 – Phillip Kotler

// Estratégia


Marketing e Comunicação na Era Pós Digital – Walter Longo

Marketing e Comunicação na Era Pós Digital – Walter Longo

 

Marketing na Era Digital – Martha Gabriel

Marketing na Era Digital – Martha Gabriel

 

Groundswell – Fenômenos Sociais nos Negócios – Charlene Li e Josh Bernoff

Groundswell – Fenômenos Sociais nos Negócios – Charlene Li e Josh Bernoff

 

Click – Bill Tancer

Click – Bill Tancer

// Ferramentas

Estratégia de Conteúdo para Web – Kristina Halvorson

Estratégia de Conteúdo para Web – Kristina Halvorson

 

Estratégias de E-mail Marketing – Murilo Gun e Bruno Queiroz

Estratégias de E-mail Marketing – Murilo Gun e Bruno Queiroz

 

Otimização de Página de Entrada – Tim Ash

Otimização de Página de Entrada – Tim Ash

 

Otimização de Conversão – Khalid Saleh / Ayat Shukairy

Otimização de Conversão – Khalid Saleh / Ayat Shukairy

 

WebAnalytics 1 Hora por Dia – Avinash Kaushik

WebAnalytics 1 Hora por Dia – Avinash Kaushik

 

WebAnalytics 2.0 – Avinash Kaushik

WebAnalytics 2.0 – Avinash Kaushik

 

Google Analytics – Justin Cultroni

Google Analytics – Justin Cultroni

 

Guerreiro SEO – John I. Jerkovic

Guerreiro SEO – John I. Jerkovic

 

Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais – Diego Monteiro e Ricardo Azarite

Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais – Diego Monteiro e Ricardo Azarite

 

Manual de Marketing em Mídias Sociais – Darren Barefoot / Julie Szabo

Manual de Marketing em Mídias Sociais – Darren Barefoot / Julie Szabo

 

Retorno sobre o investimento em mídias sociais – Guy Powel e outros

Retorno sobre o investimento em mídias sociais – Guy Powel e outros

 

E aí? Tem algum livro para indicar para esta lista? Deixe nos comentários que vou me esforçar para mantê-la atualizada.  🙂

 


Leonardo Carraretto é Diretor Executivo da WIS Educação e especialista em Inovação, Marketing e Comunicação.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *