Blog WIS

Reflexões para a sua evolução profissional
A Inovação e as Redes Sociais

A Inovação e as Redes Sociais

Estamos no ano que a palavra mais mencionada em mercado é inovação. Eu mesmo passei a adotar a bandeira da inovação, não apenas como alternativa à crise, mas também pela força que a tecnologia está impondo em diversos mercados. A melhor imagem para o que eu acabei de dizer é que as maiores empresas de mídia do mundo, o Google e o Facebook não produzem conteúdo. Uma das novas gigantes […]

A arte de se comunicar bem

A arte de se comunicar bem e o formato TED de apresentações

O que faz que umas apresentações tenham pouca repercussão enquanto outras se tornam virais no mundo online e circulam numa velocidade nunca pensada anos atrás? Com esse pensamento, foi apontado que um discurso não tem que ser uma experiência exaustiva tanto para o palestrante como para o ouvinte. É com essa concepção que nasce o formato TED de apresentar. Se você não conhece o que são as palestras TED, então […]

Design Thinking: Inovação com Resultados Diante de Problemas Complexos

Design Thinking: Inovação com Resultados para Problemas Complexos

Temos o privilégio de viver no momento de maior transformação da história da humanidade. Nunca se produziu tanta informação e o mundo nunca foi tão complexo. À medida que a informação se torna cada vez mais acessível, ela vira um importante instrumento de transformação e empoderamento de empresas e pessoas. Como uma grande onda de inovação, surgem as startups criando novos modelos de negócio. As grandes corporações passaram a ver […]

O que Preciso para ter uma Marca Bem Posicionada?

O que Preciso para ter uma Marca Bem Posicionada?

Não existe receita ou fórmula mágica para construir uma marca bem posicionada, mas, certamente, alguns caminhos podem ser mais seguros. Quando falo de marca, não me refiro unicamente ao desenho do logotipo, mas a um conjunto de significados e expressões sensoriais. Se for criar um novo negócio ou mesmo que já tenha um, sugiro que pare e pense nessas perguntas, porque, talvez, não tenha respostas tão bem consolidadas. Qual a […]

Nossas empresas precisam de cultura

Nossas Empresas Precisam de Cultura!

Tive a oportunidade de participar de um evento nacional dedicado a discutir a Cultura Empresarial como fator de excelência. A cultura, que tradicionalmente está sempre delegada a área de Recursos Humanos, estava enfim na mesa de líderes, profissionais de inovação e CEO’s do Brasil inteiro. No palco, entre um palestrante e outro, de varejistas, consultorias e até mesmo uma empresa de desmanche de caminhões, sempre aparecia um líder de uma […]

Foi de propósito ou sem querer?

Foi de propósito ou sem querer?

Quando éramos crianças e fazíamos algo errado, caímos sempre no julgamento sobre ter feito de propósito ou sem querer. Se esbarrávamos no lanche do coleguinha de quem a gente não gostava, ficava a pergunta no ar “foi de propósito ou sem querer?”. Com o passar do tempo e com nosso crescimento e amadurecimento, ficou cada vez mais nítido aquilo que foi feito de propósito e aquilo que foi sem querer. […]

Como Criar um Processo Efetivo de Marketing Digital

Como Criar um Processo Efetivo de Marketing Digital

Gerar resultados por meio do marketing digital requer um processo contínuo de acompanhamento, que traga em seu cerne a renovação e atualização de suas táticas de acordo com a resposta de seu público às ações desenvolvidas. Para isso, monitoramento constante é fundamental. É comum que algumas empresas tenham insucesso trabalhando seu marketing sem saber o motivo. Por isso, é necessário adequar e direcionar corretamente os seus processos. Confira dicas fundamentais […]

O Marketing dos Anos 90

O Marketing dos Anos 90

Depois de quase um século de existência e de várias definições e conceitos, o marketing dos anos 90 reencontra-se com sua essência, originada na época dos escambos, das trocas e do artesão. Inúmeras definições tornaram o marketing agressivo, comercial, mercenário, às vezes, terrorista, outras. Mas a melhor definição é e deveria ser que “O marketing existe para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.Essa é a grande estratégia. Tudo mais […]

Qual o Primeiro Passo para Criar uma Marca Forte

Qual o Primeiro Passo para Criar uma Marca Forte?

Quando vamos criar uma marca, negócio, empresa ou qualquer outro nome que quisermos dar, pensamos em quase tudo: quem é nosso cliente, onde vai funcionar, se temos dinheiro para o investimento, qual é o investimento, qual será o preço cobrado e por aí vai. Mas tem uma pergunta que passa batida na maioria das vezes: quem nossa empresa é? Mas aí você se pergunta: isso é importante para o meu negócio? […]