3 curiosidades sobre o mercado de consultoria de imagem - WIS Educação

3 curiosidades sobre o mercado de consultoria de imagem

A imagem transmitida pelas pessoas é vital para o desenvolvimento da carreira profissional. O mercado de consultoria de imagem consegue proporcionar uma profunda mudança na autoestima da mulher.

Quer saber como isso acontece? Nós selecionamos 3 curiosidades sobre esse incrível mercado. Acompanhe cada uma delas a seguir! Boa leitura!

1. Existem diferentes consultorias de imagem

Há quem prefira utilizar diferentes nomenclaturas para esse tipo de consultoria. Assim, existiria a consultoria de imagem (usada pelas empresas) e a consultoria de estilo (voltada ao próprio indivíduo).

Independentemente da nomenclatura, o que vale, no fundo, é receber um serviço que preencha as suas necessidades profissionais. Observe as empresas, por exemplo. Nelas, a consultoria de imagem surge da necessidade de se estabelecer um estilo específico de vestimenta para aquele negócio.

Pode, ainda, haver mais de um estilo. Afinal, isso varia de acordo com a cultura da empresa, dos setores existentes e dos cargos ocupados. Não é comum que uma organização exija o mesmo dress code para os executivos e os atendentes da loja, por exemplo.

A ideia central consiste em criar uma imagem para cada conjunto de peças de vestuário. Entre outras coisas, isso visa facilitar a identificação de cada colaborador dentro da empresa.

No caso da pessoa em si, o objetivo é fazer com que ela aprenda a se expressar melhor a partir das roupas selecionadas. Esse aprendizado gera um processo de mudança da autoimagem. Logo, há uma transição, marcada pelo modo como cada pessoa deseja ser enxergada pelos outros.

2. Consultoria de imagem na prática

Na prática, essa consultoria oferece um treinamento bem detalhado a respeito do aperfeiçoamento da própria imagem. Para isso, é necessário apresentar as peculiaridades sobre as:

  • múltiplas tonalidades das roupas;
  • diferentes nuances de tecidos;
  • variadas combinações;
  • técnicas de valorização corporal.

A partir desses conceitos, é possível criar diversos looks. Cada um deles deve estabelecer uma coerência com a imagem pretendida. Logo, é possível aprender a conciliar o estilo próprio com o dress code determinado pela empresa.

3. Muito além do vestuário

Esse tipo de consultoria não se limita à reconfiguração do guarda-roupa. Na verdade, também é papel do consultor demonstrar a influência de outros aspectos sobre a imagem a ser exibida. É importante que as pessoas notem que essa imagem depende desses fatores:

  • corte de cabelo;
  • noções de etiqueta;
  • comportamento em público;
  • domínio da linguagem verbal;
  • compressão da linguagem corporal.

Em qualquer interação social, todos esses elementos são avaliados pelas pessoas que estiverem presentes no mesmo ambiente. O pleno desenvolvimento de cada um deles é fundamental para que a imagem cause o efeito esperado.

Os melhores resultados dependerão de uma série de fundamentos, como aprender a:

  • usar as variações de maquiagem de acordo com cada ocasião;
  • selecionar óculos harmônicos com o formato do rosto;
  • escolher as fragrâncias recomendadas para cada tipo de ambiente e encontro;
  • como transitar ao longo de um salão com inúmeros convidados.

A consultoria de imagem cumpre a função de aprimorar cada um desses aspectos. O objetivo é tornar o profissional completo, esteja onde ele estiver e com quem estiver.

Curiosos sobre outros assuntos relacionados ao desenvolvimento da sua carreira? Conheça o nosso blog e leia outros artigos igualmente relevantes para enriquecer a sua imagem e conquistar o almejado sucesso profissional!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *