3 métricas para medir os resultados das suas campanhas online - WIS

3 métricas para medir os resultados das suas campanhas online

Medir os resultados de uma campanha é a única forma de identificar seus erros e acertos para aprimorá-la pouco a pouco, até que traga o retorno esperado. Por isso, um dos muitos motivos pelos quais o Marketing Digital se popularizou tanto entre os profissionais da área é justamente as suas possibilidades de mensuração. As plataformas digitais oferecem diversas métricas essenciais para avaliar o impacto de uma ação sobre o seu público-alvo. Conheça as principais.

Taxa de conversão

Essa é uma das métricas mais importantes, porque mede o percentual de vendas realizadas no seu site. Ou seja, do total de visitantes, quantos realmente foram convertidos em clientes. Se a sua marca não trabalha com e-commerce, as conversões podem ser dadas pela quantidade de pessoas que preencheram o formulário de cadastro ou que solicitaram um orçamento.

Por exemplo: se ao longo de um mês um site teve mil visitantes e vendeu cem produtos (ou conseguiu cem cadastros), a taxa de conversão foi de 10%.

Qual seria a taxa de conversão ideal? Isso depende de muitos fatores, especialmente o objetivo (venda ou cadastro) e, em caso de venda, o valor dos itens. Para empresas que trabalham com produtos de preço elevado, uma taxa de 1% pode ser muito representativo. Se as mercadorias forem mais acessíveis, uma taxa em torno de 3% é positiva. Se o foco for conseguir cadastros, o ideal é que seja um pouco maior, de 5% a 20%.

ROI – Retorno Sobre Investimento

É considerado por muitos o indicador mais importante de uma campanha de marketing, porque demonstra o quanto ela foi rentável ou não. O cálculo é bastante simples: o total da receita gerada dividido pelo valor investido. Aqui fica bem clara a importância de ter um objetivo definido para a campanha, pois essa é a única forma de mapear os ganhos advindos dela. Conheça melhor os motivos pelos quais é importante estabelecer um objetivo na ação de marketing.

Comparando o ROI de diferentes campanhas, ao longo do tempo a marca consegue identificar que formato de ação proporciona um retorno financeiro maior, podendo intensificar os investimentos nele. Ao mesmo tempo, uma outra estratégia que não traga ganhos econômicos pode ser reformulada ou interrompida, para canalizar melhor o valor investido nela.

Taxa de satisfação do cliente

Tão importante quanto todos esses elementos anteriores é saber se os clientes estão satisfeitos com a sua marca. Aproveite que as plataformas digitais possibilitam uma aplicação mais prática desse tipo de pesquisa para saber o que o seu público está pensando.

Uma das formas de obter esse indicativo é com o Net Promoter Score, aquele famoso modelo em que se pergunta: de 0 a 10 quais as chances de você indicar essa marca/produto/serviço? Os clientes que respondem entre 0 a 6 são considerados detratores, 7 e 8 são neutros e 9 e 10 são clientes promotores.

Para o cálculo, só participam os detratores e promotores. Basta subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. Se o resultado for entre 75 e 100, é considerado excelente; entre 50 e 74, muito bom; entre 0 e 49, razoável e entre -100 e -1, ruim.

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