A importância da identidade visual para o seu negócio

Propósito incrível, posicionamento claro e personas definidas. Mas sem identidade visual, o consumidor não vai saber quem é que está falando com ele.

A sua empresa pode ter um propósito incrível, um posicionamento claro e personas definidas. Mas se ela não tiver uma identidade visual bem construída, o seu consumidor não saberá quem é que está falando com ele.

E talvez você perca a chance de fechar um grande negócio!

Mas e o que é Identidade Visual afinal?

É o conjunto de elementos de design que representam a imagem da sua empresa.

Por exemplo, é como e onde deve ser aplicada a sua logomarca. Ou que cores, fontes e layouts podem ser usados em nos materiais impressos ou digitais da empresa.

Essa padronização deve ser estabelecida em um manual de identidade visual para que haja uniformidade na comunicação do negócio.

E qual a importância da Identidade visual?

Primeiro, pelo que falamos no início do artigo: Em se tratando de marcas, quem não vê cara pode acabar não vendo o coração.

Ou seja, você pode ter atitudes que realmente conquistem o cliente, mas ele precisa reconhecer sua empresa primeiro, em qualquer lugar em que ela venha a aparecer, para então entender que é você quem está oferecendo algo de valioso a ele.

Nas redes sociais, TV, eventos, anúncios ou outros espaços, o seu cliente deve identificar que é você quem está ali, e não o seu concorrente.

Ou até mesmo alguém que não tenha nada a ver com o seu produto ou serviço!

E o que é que você vende mesmo?

Isso mesmo, identidade visual tem a ver com a missão e os valores da empresa, mas está relacionada também ao que você vende.

Não estamos dizendo aqui que se o seu negócio é no ramo da construção, você obrigatoriamente tem de ter uma identidade visual “séria”, “dura”, “pesada”.

É possível harmonizar conceitos completamente distintos e vender equipamentos de informática em uma loja toda pintada de rosa com bolinhas amarelas. E por que não?

Tudo vai depender de como a sua marca quer ser percebida e pra quem é essa proposta.

Mas se é só porque você achou “bonitinho” colorir a parede assim, melhor pensar um pouco mais no assunto antes de contratar o pintor, tudo bem?

Então é só chamar um designer bom, bonito e barato pra resolver o meu problema?

Opa! Não é bem assim. De novo, a sua Identidade Visual precisa ter ligação com o quem você é, o que faz e pra quem você faz.

Então é preciso que no mínimo o Marketing, o Comercial e a Criação estejam unidos no desenvolvimento da proposta. E se for você quem faz (quase) tudo isso, pesquise bastante e aprofunde-se no seu negócio, se quiser fazer a coisa certa.

Estamos falando da sua porta de entrada, afinal!

Uma identidade visual bem fundamentada, e alinhada com o modo de ser e agir da empresa, gera mais segurança, credibilidade e respeito do cliente pela marca.  E traz muito mais resultados!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.