As profissões do futuro e como as empresas se preparam para as mudanças do mercado

Você sabe quais serão as profissões que estarão em alta até 2022? E como as empresas se preparam para esse futuro próximo? O Fórum Econômico Mundial (FEM), em seu relatório anual “The Future of Jobs Report”, desvendou esses segredos, destacando as ocupações que estão surgindo de acordo com os avanços tecnológicos e trazendo à tona aspectos que marcarão o futuro do trabalho.

Segundo o FEM, até 133 milhões de funções poderão ser criadas até 2022. O relatório destaca que a criação dessas novas atuações no mercado são resultado de uma nova divisão de trabalho entre pessoas, máquinas e algoritmos.

Veja abaixo as profissões que estarão em em alta até 2022:

Funções baseadas em tecnologia:

1. Analista de dados
2. Cientista de dados
3. Desenvolvedor de softwares
4. Desenvolvedor de aplicativos
5. Especialista em e-commerce
6. Especialista em redes sociais

Funções dependentes de habilidades sociais, em áreas como:

1. Atendimento ao cliente
2. Vendas e marketing
3. Treinamento e desenvolvimento
4. Pessoas e cultura
5. Desenvolvimento organizacional
6. Inovação

Profissões em ascensão com foco no aproveitamento de tecnologias:

1. Especialistas em inteligência artificial
2. Especialistas em machine learning
3. Especialistas em big data
4. Especialistas em automação de processos
5. Analistas de segurança da informação
6. Designers de experiência do usuário e interação homem-máquina
7. Engenheiros robóticos
8. Especialistas em Blockchain

E como as empresas se preparam para esse futuro?

Segundo as intenções de investimento das empresas entrevistadas pelo “The Future of Jobs Report”, 85% das companhias devem expandir a adoção de novas tecnologias para análise de dados. O relatório aponta ainda que essas instituições têm interesse em aumentar o uso de Internet das Coisas (IOT), computação em nuvem, machine learning e realidade aumentada.

Além disso, robôs também enchem os olhos das empresas. O que mais chama a atenção das companhias é a tecnologia estacionária, que são máquinas que executam tarefas em um local fixo. Drones automatizados e algoritmos de aprendizado de máquina e inteligência artificial também serão utilizados com mais frequência pelas empresas.

A pesquisa destaca três estratégias que devem ser adotadas pelas empresas para se adaptarem a esse cenário. As companhias esperam contratar funcionários que já possuem habilidades relacionadas às novas tecnologias; pretendem automatizar completamente algumas tarefas e, por fim, treinar os funcionários existentes. Aproximadamente ⅔ das companhias entrevistadas esperam que seus trabalhadores se adaptem e adquiram novas habilidades no decorrer de suas carreiras.

Que tal estar preparado para esse futuro? A WIS Educação ajuda você a capacitar e treinar a sua equipe para as mudanças no mercado provocadas pelos avanços tecnológicos. Se interessou? Fale com a nossa equipe e esteja preparado para o futuro!

Aprendizagem Corporativa
contato@wiseducacao.com.br
(27) 99730-9249 | (27) 3029-2979 | (27) 99689-8478

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.