Como a fluência digital pode melhorar o trabalho dos professores? - WIS Educação

Como a fluência digital pode melhorar o trabalho dos professores?

A educação tem um papel essencial na formação digna e cidadã de cada pessoa através de conteúdos que vão muito além da compreensão de uma disciplina, ensinando a respeito dos valores e princípios da vida em sociedade. Os agentes de todas estas transformações são os professores, profissionais formados dentro da pedagogia ou de especializações capazes de ensinar sobre todas as ciências. Ter fluência digital hoje é um dos principais métodos de ensinar com eficiência e promover o envolvimento dos alunos com os conteúdos.

O professor que não está atualizado quanto às inovações e ferramentas digitais tem dificuldade de se conectar com os alunos. Esta afirmação não é leviana, mas baseada na realidade: as novas gerações estão imersas em tecnologias e no mundo da internet. Por isso, o profissional precisa conhecer mais sobre a área e sobre como a fluência digital é importante para a composição de suas aulas. Conheça melhor os nossos cursos e sobre como podemos te ajudar a desenvolver.

A fluência digital aproxima os professores dos alunos.

Conhecer as ferramentas digitais oportuniza ao professor ter um diálogo com os alunos mais direto e envolvente. O antigo método em que uma aula consiste em conteúdos a giz postos no quadro e explicação oral direta não tem mais atingido e despertado o interesse dos alunos. Não se trata de uma questão de indisciplina ou que não funcione, porém aponta que a atualização é necessária e mais eficaz.

Através das mídias sociais e da criação de blogs e sites, o professor pode estender o contato com os alunos e deles com os conteúdos. Isso porque eles têm a oportunidade de ver e construir uma compreensão dos conteúdos de uma maneira contextual, que pedagogicamente traz a fixação de tudo o que foi trabalhado. Os estudantes demonstram prazer na aprendizagem e interagem muito mais.

A fluência digital faz os professores serem mais completos.

Entretanto, para que os professores tenham ampliados seus recursos através da fluência digital, ele precisa superar alguns obstáculos tradicionalmente impostos. Muitos profissionais esbarram na barreira da linguagem, uma vez que para dominar estas ferramentas eles devem estar sempre atualizados. As mudanças nas dinâmicas na internet são constantes, abrangendo todas as áreas.

Os professores precisam estar disponíveis para aprender muito além do que os tradicionais Word e PowerPoint. Os recursos digitais disponíveis trazem uma metodologia completa e diversificada, o que é muito bom. No entanto, para que ganhe tempo de planejamento, ele precisa conhecer e ter domínio sobre eles.

A fluência digital facilita o trabalho do professor.

A fluência digital vai além da preparação de aulas dinâmicas e envolventes para os alunos: as ferramentas disponíveis podem ajudar na organização das atividades dos professores. Todo o desempenho dos alunos pode ser planilhado, também o armazenamento de informações e dos arquivos das aulas pode ser atualizado. A acessibilidade aliada ao trabalho do professor traz benefícios substanciais à prática da educação.

Não perca mais tempo: foque no seu desenvolvimento profissional e se torne uma peça indispensável em qualquer empresa. Entre em contato conosco e conheça mais sobre como os nossos cursos podem te ajudar. Continue acompanhando o conteúdo de nosso blog e atualize-se.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *