Como Criar um Processo Efetivo de Marketing Digital

Confira dicas fundamentais para criar um processo de marketing digital de forma efetiva e que atenda às suas necessidades de comunicação e vendas.

Tiago de Carvalho

Tiago de Carvalho

Gerar resultados por meio do marketing digital requer um processo contínuo de acompanhamento, que traga em seu cerne a renovação e atualização de suas táticas de acordo com a resposta de seu público às ações desenvolvidas. Para isso, monitoramento constante é fundamental.

É comum que algumas empresas tenham insucesso trabalhando seu marketing sem saber o motivo. Por isso, é necessário adequar e direcionar corretamente os seus processos.

Confira dicas fundamentais para criar um processo de marketing digital de forma efetiva e que atenda às suas necessidades de comunicação e vendas – isto é, que gere resultados.

5 passos para criar um processo efetivo de marketing digital

1) Planeje a sua estratégia de marketing digital

A diversidade de ferramentas existentes em marketing digital e as diferentes formas de utilizá-las podem fazer com que você perca o caminho e não saiba onde é mais adequado investir. Por isso, é preciso ter, primeiramente, um plano de marketing digital delimitando objetivos, analisando o cenário e o público-alvo e selecionando os canais, o conteúdo e a frequência que possam proporcionar a melhor taxa de conversão.

Segundo pesquisa da Accenture com diversos diretores de marketing, é previsto que o marketing digital será responsável por pelo menos 75% do orçamento do departamento de marketing das empresas nos próximos 5 anos. Por isso, um planejamento bem realizado é o alicerce de qualquer processo efetivo de marketing que gere resultados.

2) Atraia tráfego para seus canais de marketing digital e gere leads

Atrair tráfego relevante para suas ações de marketing digital deve ser sua primeira meta. Manter seus canais digitais atualizados com materiais que gerem valor a seu público de interesse é fundamental – hoje muitas pessoas fazem pesquisas na internet antes de finalizarem sua decisão de compra.

Utilize ferramentas como site, blog, mídias sociais e investimento de SEO por meio do refinamento de palavras-chave para o crescimento das buscas.

3) Saiba converter seus leads

No universo do marketing digital, a informação é a base para geração de resultados. Saiba atrair visitantes utilizando formulários, botões call to action (que solicitem uma ação de seu público, por exemplo, baixar um e-book) e elaborando landing pages que aliem a qualidade e relevância de conteúdo às necessidades de seu público.

Essas ferramentas do inbound marketing têm alto potencial para gerar resultados: de fato, elas captam 55% mais leads do que as ferramentas do marketing tradicional e, ainda, custam cerca de 60% a menos, ajudando você a captar e converter visitantes em leads, e leads em clientes para a sua empresa.

4) Construa relacionamento e fidelize seus clientes

Realizar um follow up (acompanhamento) de seus leads é importante para estabelecer relacionamento e não deixar nenhum lead parado em seu funil de vendas. Leads nutridos com seu conteúdo podem gerar um incremento de 20% nas vendas.

Outro fator relevante para que suas estratégias não estejam focadas apenas na captação, mas também na retenção e relacionamento com o cliente é que é 50% mais fácil de uma empresa fechar vendas com os clientes já conquistados do que com os recém captados.

Enviar uma mensagem personalizada para um segmento que tenha um perfil específico ou esteja buscando seus conhecimentos e ajuda para a resolução de um problema pode ser um passo importante para o fechamento de propostas. Ter sua equipe de vendas integrada e direcionada para a continuidade da sua estratégia de marketing digital é extremamente aconselhável. O que nos leva a nosso próximo passo:

5) Gere oportunidades reais para seu departamento de vendas

O bom marketing digital não existe quando é tratado apenas como serviço ou produto através de sites, blogs e postagens no Facebook; é preciso integrá-lo aos processos de vendas. A equipe de marketing deve repassar informações ao comercial sobre o perfil, necessidades e hábitos de seus segmentos de clientes, preparando-o a adotar a abordagem mais adequada a cada perfil de cliente.

Um processo efetivo de marketing digital ajuda o setor de marketing a engajar seu público de interesse e a aumentar sua rede de clientes e potenciais consumidores, por meio de conteúdos relevantes, atraindo, convertendo e gerando valor a seus leads – e mais negócios para a empresa.

Como você está gerindo o seu processo de marketing digital? Quais são os maiores desafios entre a comunicação da sua empresa e a conversão de seus leads? Quer aprofundar sobre o tema? Conheça o curso de Marketing Digital Completo e fique mais preparado para este mercado.

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