Como criar uma apresentação incrível para clientes, investidores ou empregadores? | Blog WIS

Como criar uma apresentação incrível?

Enfim chegou o dia da apresentação daquele importante projeto para o cliente!

O conteúdo da proposta você já sabia de cor, afinal, releu 200 vezes o texto e revisou cada slide. Também cuidou do seu visual e foi pontual.

Mas, na hora em que começou a falar, você se enrolou todo!

Falou da proposta sem se apresentar antes. Não conhecia a fundo o cliente. Não soube responder a uma pergunta simples que ele fez. Ficou olhando para o chão quase todo o tempo. Não transmitiu confiança no que estava dizendo. Falou demais. Foi prolixo.

É, deu sono.

Como criar uma apresentação incrível?

O resultado dessa tragédia em forma de apresentação é que você provavelmente acabou de perder o cliente. Porque ele pode até ser bonzinho com você e te dar outra chance, agendar um novo horário. Mas, como dizem por aí, a primeira impressão é a que fica…

Como criar uma apresentação incrível?

E o que você pode fazer para que isso não aconteça de novo?

Pode aprender técnicas que vão te ajudar a construir uma apresentação convincente, emocionante e impactante, para conquistar uma vaga de emprego, um novo cliente, investidor ou os participantes da sua palestra!

Como criar uma apresentação incrível?

Mas por onde começar?

O primeiro passo é conhecer o seu público, sem dúvida. Nunca prepare uma apresentação sem saber com quem você vai falar e o que essa(s) pessoa(s) espera(m) de você!

Com base no que for apurado, você deverá pensar em um roteiro com a sequência lógica e emocional para apresentar a sua ideia a ela(s).

Defina o início, o meio e o fim da sua história.

Determine ainda os pontos de virada. Eles são muito importantes dar ritmo à apresentação e para manter o interesse da plateia em você.

Apresentações lineares costumam ser entediantes e você não quer que ninguém corra para o celular antes de te ouvir até o final.

Como fazer uma apresentaçao incrível?

Estude também como terminar seu discurso com chave-de-ouro, para arrebatar de vez a plateia.

E que recursos eu posso utilizar para incrementar a minha apresentação?

Preferencialmente aqueles que você domina e que sejam realmente complementares ao seu roteiro, ajudando você a ilustrar de forma clara os seus argumentos.

Dá pra fazer uma encenação teatral diante da plateia? Claro que dá. Dá pra dançar? Cantar? Se você souber fazer isso e se estiver dentro do contexto, e por que não?

Como fazer uma apresentação incrível?

Mas, na maioria das vezes, a projeção de slides já dá conta do recado quando ela é preparada do jeito certo.

Que cores usar? E imagens? Qual deve ser a quantidade de texto? Quais fontes recomendadas? Como fazer a distribuição dos parágrafos? Quais podem ser os efeitos de transição?

Nossa dica é que você procure sempre evitar os excessos, pois eles costumam confundir e cansar. Trabalhe com slides “limpos”,  claros e objetivos, exatamente como a sua apresentação como um todo tem de ser.

Como criar uma apresentação incrível?

Por último, mas não menos importante, você deve se preparar fisicamente e emocionalmente para a apresentação propriamente dita.

A sua postura, o tom de voz, o ritmo da sua fala e a sua movimentação na hora de se apresentar, por exemplo, dizem muito sobre a segurança que você tem naquilo que você diz.

Porque convenhamos: você não compraria nada de um vendedor se você desconfiasse, só pelo jeito como ele olha (ou não) pra você, que ele está te enrolando.

Como criar uma apresentação incrível?

 

Descubra como controlar o nervosismo, ensaie bastante sozinho. Depois pratique diante dos seus amigos, colegas de trabalho, família. Ouça as criticas deles e corrija o que não estiver indo bem.

 

Um bom roteiro, um bom design e uma boa “presença de palco”: é difícil reunir essas 3 coisas em uma apresentação, não é mesmo?

É difícil sim. Mas quem aprende a se apresentar de forma eficiente, tem muito mais chances de se conectar à sua plateia. E de encantá-la.

Uma apresentação incrível pode abrir muitas portas e te levar a resultados surpreendentes! Então jamais ache que só conhecer o conteúdo já basta. Mesmo que você seja um especialista no assunto, é preciso saber o que, como e quando falar  sobre o que você sabe.

 

Como criar uma apresentação incrível?

 


Anapaula Folha é Redatora Publicitária, Roteirista e Produtora de Conteúdo na Extrata Filmes.

 

Curso Como Fazer Apresentações Incríveis

 


Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *