Como criar uma apresentação incrível?

Você pode entender do conteúdo. Mas será sabe como transformá-lo em uma apresentação que encante a sua plateia, seja qual for o tamanho dela?

Enfim, chegou o dia da apresentação daquele importante projeto para o cliente!

O conteúdo da proposta você já sabia de cor. Afinal, releu 200 vezes o texto e revisou cada slide. Também cuidou do seu visual e foi pontual.

Mas, na hora em que começou a falar, você se enrolou todo!

Falou da proposta sem se apresentar antes. Não conhecia a fundo o cliente. Não soube responder a uma pergunta simples que ele fez. Ficou olhando para o chão quase todo o tempo. Não transmitiu confiança no que estava dizendo. Falou demais. Foi prolixo.

É, deu sono.

O resultado dessa tragédia em forma de apresentação é que você provavelmente acabou de perder o cliente. Porque ele pode até ser bonzinho com você e te dar outra chance, agendar um novo horário. Mas, como dizem por aí, a primeira impressão é a que fica…

Como criar uma apresentação incrível?

E o que você pode fazer para que isso não aconteça de novo?

Pode aprender técnicas que vão te ajudar a construir uma apresentação convincente, emocionante e impactante, para conquistar uma vaga de emprego, um novo cliente, investidor ou os participantes da sua palestra!

Como criar uma apresentação incrível?

Mas, por onde começar?

O primeiro passo é conhecer o seu público, sem dúvida. Nunca prepare uma apresentação sem saber com quem você vai falar e o que essa(s) pessoa(s) espera(m) de você!

Com base no que for apurado, você deverá pensar em um roteiro com a sequência lógica e emocional para apresentar a sua ideia a ela(s).

Defina o início, o meio e o fim da sua história.

Determine ainda os pontos de virada. Eles são muito importantes para dar ritmo à apresentação e para manter o interesse da plateia em você.

Apresentações lineares costumam ser entediantes e você não quer que ninguém corra para o celular antes de te ouvir até o final.

Estude também como terminar seu discurso com chave-de-ouro, para arrebatar de vez a plateia.

E que recursos eu posso utilizar para incrementar a minha apresentação?

Preferencialmente, aqueles que você domina e que sejam realmente complementares ao seu roteiro, ajudando você a ilustrar de forma clara os seus argumentos.

Dá pra fazer uma encenação teatral diante da plateia? Claro que dá. Dá pra dançar? Cantar? Se você souber fazer isso e se estiver dentro do contexto, por que não?

Como fazer uma apresentação incrível?

Mas, na maioria das vezes, a projeção de slides já dá conta do recado quando ela é preparada do jeito certo.

Que cores usar? E imagens? Qual deve ser a quantidade de texto? Quais fontes recomendadas? Como fazer a distribuição dos parágrafos? Quais podem ser os efeitos de transição?

Nossa dica é que você procure sempre evitar os excessos, pois eles costumam confundir e cansar. Trabalhe com slides “limpos”, claros e objetivos, exatamente como a sua apresentação como um todo tem de ser.

Como criar uma apresentação incrível?

Por último, mas não menos importante, você deve se preparar fisicamente e emocionalmente para a apresentação propriamente dita.

A sua postura, o tom de voz, o ritmo da sua fala e a sua movimentação na hora de se apresentar, por exemplo, dizem muito sobre a segurança que você tem naquilo que você diz.

Convenhamos: você não compraria nada de um vendedor se você desconfiasse, só pelo jeito como ele olha (ou não) pra você, que ele está te enrolando.

Como criar uma apresentação incrível?

Descubra como controlar o nervosismo, ensaie bastante sozinho. Depois pratique diante dos seus amigos, colegas de trabalho, família. Ouça as criticas deles e corrija o que não estiver indo bem.

Um bom roteiro, um bom design e uma boa “presença de palco”: é difícil reunir essas 3 coisas em uma apresentação, não é mesmo?

É difícil sim. Mas, quem aprende a se apresentar de forma eficiente, tem muito mais chances de se conectar à sua plateia. E de encantá-la.

Uma apresentação incrível pode abrir muitas portas e te levar a resultados surpreendentes! Então, jamais ache que só conhecer o conteúdo já basta. Mesmo que você seja um especialista no assunto, é preciso saber o que, como e quando falar sobre o que você sabe.

Como criar uma apresentação incrível?

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.