Como desenvolver um bom pós-venda para seu e-commerce?

Como desenvolver um bom pós-venda para seu e-commerce?

Começar um negócio digital abarca inúmeros fatores e planejamento, que vão desde a hospedagem, estoque, divulgação e comercialização. Contudo, uma dúvida pertinente surge por empresários do ramo: ‘como desenvolver um bom pós-venda para meu e-commerce?’. Entender a importância e a aplicação desse processo pode ser um diferencial competitivo.

Isso porque muitos negócios digitais estão preocupados apenas com algumas etapas da jornada de compras. Não à toa, especialistas em Marketing, como o americano Philip Kotler, apontam que trazer novos clientes é de 5 a 7 vezes mais caro que manter os atuais. E o pós-venda é um diferencial tremendo para fidelizar os consumidores. Continue acompanhando.

Adote estratégias pontuais

Se você deseja entender como desenvolver um bom pós-venda para seu e-commerce, então precisará seguir o que as maiores marcas do mercado digital adotam. Essas estratégias pontuais são o ponto de partida de qualquer e-commerce, sem elas não há como utilizar outras ferramentas mais assertivas no pós-venda.

  • Toda a compra (ou, a maioria possível), deve possuir um contato posterior à venda. Aqui, você avalia o nível de satisfação do seu cliente e o feedback do que precisa ser ajustado;
  • O agradecimento pós-venda também é pontual. Você ou sua equipe, de maneira direta e sem o uso de ferramentas automatizadas, irão fazer a pessoa se sentir mais do que um cliente, mas um parceiro do negócio;
  • Amplie as opções de comunicação com os clientes. Seja por mídias sociais, o próprio site ou até mesmo aplicativos como o WhatsApp, seu e-commerce oferecerá o que é mais dinâmico para ele.

Partindo desses três pressupostos, que são leis em qualquer comércio digital consolidado, sua empresa já possuirá o contato diretamente com o cliente. Mas, como bem sabemos, é preciso avançar – usar o pós-venda como um diferencial competitivo, citado no início do artigo. E há uma forma bem concreta de melhorar a relação após a compra.

Dê informações, brindes, exclusividade e atenção

O pós-venda é o momento mais certeiro para satisfazer o cliente. Como ele estará ansioso e feliz por adquirir o produto, é nesse momento que toda a atenção precisa estar na atual e futuras jornadas de compra. Por isso, aplique conceitos inovadores:

  • Ajude-o a acompanhar onde está o produto quando a entrega demandar mais de um dia, transmitindo tranquilidade e segurança;
  • Ao término da compra, ofereça brindes e exclusividades a ele em futuras compras. Vale-compras, tickets de desconto ou ser o ‘da fila VIP’’ em lançamentos o fazem ter o seu negócio como primeira opção;
  • Seja no seu aniversário, datas festivas, antes/durante/depois da compra, dê atenção ao seu cliente do e-commerce. O pós-venda bem aplicado começa já no início da jornada de compras, onde você o direciona para futuras aquisições com as mesmas ações.

O pós-venda é fundamental

Conhecendo como desenvolver um pós-venda para seu e-commerce, vale um resumo: ele não é opcional, mas fundamental para o negócio. Tudo pode ser feito com uma equipe capacitada que pensa, já no fechamento da compra, quais são os melhores mecanismos para fidelizar ainda mais o cliente. Assim, se gasta menos e eles irão fazer uma ‘publicidade gratuita’ do seu e-commerce para outras pessoas – agregando ainda mais clientes.

Gostou? Confira outras dicas exclusivas como essa no nosso blog.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *