Como montar um cronograma para mídias sociais? - WIS Educação

Como montar um cronograma para mídias sociais?

Falamos muito sobre a importância de tratar as redes sociais com o profissionalismo necessário para alcançar melhores resultados de Marketing Digital. E isso é impossível se as publicações nas redes sociais forem feitas ao acaso, sem um sistema organizado. Veja como montar um cronograma para mídias sociais para otimizar o sucesso da sua estratégia.

Por que montar um cronograma?

O cronograma facilita o planejamento estratégico. Se o profissional programar os posts do Instagram, por exemplo, por um mês, visualizando esse cenário geral, ele saberá melhor como distribuir os diversos assuntos que podem ser abordados e formatos, para não ficar repetitivo. Quando cada post é decidido de última hora, não tem como ter essa visão.

Além disso, o cronograma também garante que as publicações entrem no ar no dia e horário desejado, sem depender de um trabalho manual para postar naquele momento – o que otimiza muito o seu tempo de trabalho!

Defina a frequência de posts

O primeiro passo para montar esse cronograma é definir os dias e horários em que os conteúdos serão publicados. Para isso, observe as métricas do próprio Instagram e verifique em quais momentos o engajamento do público é maior. O ideal é que novos posts entrem no ar pelo menos três vezes por semana (mas não há regra para isso – é preciso avaliar caso a caso).

Divida as postagens em editorias

Uma das formas de organizar o calendário de publicações é dividir os posts por editorias, categorias de assunto. Por exemplo: todas as segundas, a publicação vai ser um tutorial “DIY”; todas as terças, o depoimento de algum cliente ou parceiro e assim por diante. É uma maneira de criar uma lógica dentro das redes sociais, fazer com que os seguidores “elejam” sua editoria favorita e fiquem esperando por ela. E com o calendário prevendo as próximas publicações, fica mais fácil adotar esse sistema. Além disso, você consegue visualizar melhor qual tipo de conteúdo tem chamado mais atenção do seu público.

Em tempo: algumas ferramentas são grandes aliadas para descobrir que tipo de conteúdo mais interessa a sua audiência, como o Facebook Insights e o Instagram Empresas, por exemplo.

Escolha uma ferramenta para organizar o calendário

Você pode criar uma planilha no próprio Excel, usar plataformas como o Trello (como a gente usa aqui na WIS) ou o Google Agenda. Outra possibilidade é pesquisar na internet templates prontos e editáveis, desenhados especialmente para serem cronogramas de mídias sociais. O importante é escolher a ferramenta com a qual você melhor se adapte e que faça sentido, já que ela será uma companheira de longa data!

Ferramenta de postagem

Se todos os posts da semana ou do mês já estão definidos, escolha uma ferramenta para programá-los, garantindo que entrem no ar automaticamente nos dias e horários que você quiser. Esse tipo de recurso é ainda mais interessante para quem administra mais de um perfil ao mesmo tempo. Entre as plataformas que fazem esse trabalho, destacam-se o Postgrain e o Mlabs.

Vale a pena pesquisar mais sobre as funcionalidades delas e de outras parecidas, para escolher a mais viável. Na maioria dos casos, é possível usar gratuitamente, mas com um limite de perfis e postagens por mês.

Você também pode conferir outras ferramentas neste guia de Ferramentas para Mídias Sociais criado em colaboração com nossos alunos.

E lembre-se: a organização é tão importante quanto a criatividade para o Marketing Digital! Por isso, os cronogramas são mais do que bem-vindos!

Tem outras dicas ou dúvidas sobre como montar um cronograma? Deixe nos comentários!

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