Como usar e se destacar com o Whatsapp Business? - WIS

Como usar e se destacar com o Whatsapp Business?

O famoso aplicativo para troca de mensagens instantâneas, WhatsApp, possui uma versão Business, desenvolvida especialmente para uso corporativo. Entre as suas funcionalidades estão estatísticas para análise de dados; perfil especial para inserir informações como site, atividade e endereço físico; contas empresariais auditadas; opções de respostas rápidas e outras.

Faz parte do trabalho de um bom profissional de Marketing Digital conhecer as novas ferramentas e saber como fazer bom uso delas. Saiba mais sobre como fazer a marca se destacar com o WhatsApp Business.

Use para produzir conteúdo

O segredo é olhar para essa plataforma além do que ela aparenta ser, ou seja, enxergar mais do que um canal para trocar mensagens rápidas. Os contatos de clientes que você tem em seu WhatsApp Business são leads muito qualificados, porque em algum momento eles já se sentiram interessados o suficiente em seu produto ou serviço para fornecer o número de telefone.

Aproveite para converter esses leads com conteúdo relevante, informação valiosa. Se você tem um blog atualizado constantemente, pode enviar mensagens com um resumo do post e o link para acessar o texto completo, via lista de transmissão. É claro que é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de mensagens, para não criar um desconforto. Um conteúdo encorpado por semana é o suficiente.

Viralize!

A maior parte das ações que se tornam virais se propaga justamente nesse ambiente: no WhatsApp. Esse é o aplicativo que oferece mais facilidade para as pessoas enviarem aos seus familiares, amigos e grupos aquilo que acham interessante, curioso. Ou seja: mais um ponto a favor das empresas!

Procure construir um planejamento para o WhatsApp Business que inclua o envio de algum material diferente, de preferência um audiovisual, que seja mais do que uma simples publicidade, mas impacte o público por ter uma sacada inusitada. Pode usar a abordagem do humor, apostar no elemento da curiosidade ou até ir mais para a perspectiva emocional.

Inclusive, essa é uma ferramenta ótima para disseminar o Storytelling, já falamos com mais detalhes sobre esse formato por aqui.

Aumente a eficiência do atendimento

A empresa precisa entender que para o cliente essa comunicação via WhatsApp é uma forma de tornar o atendimento mais simples e menos burocrático. Se o aplicativo não cumprir essa função com maestria, é bem provável que as expectativas de quem está do outro lado sejam frustradas.

Como fazer isso? Comece priorizando a agilidade e o dinamismo para responder as mensagens, garanta que a pessoa que está à frente do WhatsApp dialogando com os clientes entenda do produto ou serviço e sempre que for possível, resolva as demandas que vierem por ali mesmo, sem a necessidade de o cliente ligar ou ir pessoalmente até a empresa.

Antes de ir além, faça o básico bem feito. Atenda às expectativas dos clientes e depois supere-as!

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