Devo usar automação (robô) de Instagram?

O uso de automação de Instagram é uma questão delicada e divisora de opiniões. Há profissionais que abominam e outros que enaltecem. Mas a verdade que não pode ser ignorada, é que os "bots" chegaram no mercado e têm de tudo para ficar.

Você já ouviu falar em automação de Instagram?

Quem já ouviu, sabe que isso é uma questão delicada e divisora de opiniões. Há profissionais que abominam e outros que enaltecem. Mas, a verdade que não pode ser ignorada é que os “bots” (abreviação da palavra robot, em inglês) chegaram no mercado e, enquanto nosso amigo Zuckeberg permitir, têm de tudo para ficar.

O que é Automação para Instagram?

A automação, inclusive, nem é exclusividade do Instagram, né? A palavra, segundo o “pai dos burros da modernidade”, o querido Google, nada mais é do que

“sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações, etc., são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano; automatização”.

Ou seja, toda ferramenta (no caso do Marketing) que você utilizar e que facilite seu trabalho já pode ser configurada como automação. #issoémuitoblackmirror

Mas, não se engane! Se você acha que os bots são apenas para aumentar curtidas e seguidores, está deixando de aproveitar a melhor parte. Inclusive, os dois primeiros benefícios devem ser muito bem pensados antes de serem utilizados. Afinal de contas, curtidas e seguidores podem funcionar como “métricas de vaidade”, pois se não trouxerem conversão real para o seu negócio, é como ser rico no banco imobiliário, não é mesmo? rs

Por outro lado, essas ferramentas são muito úteis para programar publicações, monitorar hashtags e até mesmo elaborar relatórios. O objetivo é poupar tempo em algumas tarefas e aplicá-lo no desenvolvimento de estratégias e outras atividades.

Quais as vantagens de usar uma ferramenta como essa?

Hoje em dia existem muitas ferramentas com o objetivo de otimizar o alcance e ajudar as pessoas a gerenciarem suas redes sociais de forma mais simples e automática.

Uma das principais vantagens é o tempo. Automatizar suas postagens e algumas interações nas redes sociais vai te poupar o tempo gasto fazendo as postagens manualmente no dia a dia. Além disso, o objetivo desse tipo de ferramenta é evitar que você esqueça de responder alguma interação e potencializar seus resultados orgânicos.

Qual ferramenta usar?

Existem diversas opções no mercado. Antes de escolher a sua, é importante observar quais funções ela oferece. Por exemplo:

  • Criação de posts em foto, álbum ou vídeo (feed e stories);
  • Agendamento de posts;
  • Estatísticas;
  • Modelos de legenda;
  • Auto DM para novos seguidores.

Além disso, algumas disponibilizam a função de criar um banco com modelos de legenda e deixar salvo para agilizar o processo de postagem. Dessa forma, você pode escolher a legenda que quer usar e apenas fazer o upload do arquivo (imagem ou vídeo) para enviar.

É importante destacar que as opções automáticas de seguir e curtir, tem como objetivo poupar o tempo de interação manual, permitindo que você execute outras tarefas. A intenção é expandir seu alcance, conquistar e manter uma relação mais frequente com seus seguidores. Mas elas devem ser utilizadas em casos específicos. Comentar e repostar automaticamente pode acabar afastando o seu público, uma vez que é a personalização do conteúdo que atrai as pessoas e, cada vez mais, quem manda é a experiência que você oferece.

Já o auto DM, por exemplo, é aquela mensagem que o usuário recebe assim que começa a te seguir. Geralmente são boas-vindas e uma breve explicação do seu trabalho, com o objetivo de abrir um diálogo e se mostrar disponível para atender as demandas daquele seguidor.

Esse tipo de ferramenta tem ganhado cada vez mais espaço pela praticidade e agilidade na hora de gerenciar seu conteúdo, principalmente com tantas plataformas que usamos hoje em dia.

Você usa alguma ferramenta de automação no seu Instagram? Conta pra gente e compartilha a sua experiência!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.