21 de Junho é o Dia do Profissional de Mídia! - WIS Educação

21 de Junho é o Dia do Profissional de Mídia!

21 de Junho é o dia do Mídia, aquele profissional que já falava em público-alvo, audiência e alcance muito antes da Internet existir.

Aliás, quem é mídia desde o século passado (e parece que foi ontem!) provavelmente acompanhou de perto a evolução que a Internet causou (e continua causando) no mercado de propaganda como um todo e na própria profissão.

 

É que antes era preciso selecionar os melhores veículos entre jornal, TV, Rádio ou Revista, basicamente.

Hoje esse profissional tem de estudar a fundo as personas da marca/produto/serviço. E só então definir quais dos diversos canais All Line são os mais indicados para o seu anunciante.

(All Line é igual a Offline + Online. Agora é tudo junto e misturado!).

 

Ou seja, o Mídia deve continuar de olho nos veículos tradicionais, porque eles não morreram.

Ainda é importante estar por dentro da audiência da novela, do perfil do leitor do caderno de esportes ou do fluxo de veículos na avenida em daquela placa de outdoor.

Mas ele também precisa estar preparado para oferecer Redes Sociais, Blogs, Google e afins como caminhos mais do que viáveis para empresas de todos os tamanhos.

Tudo depende das Personas identificadas e de onde elas estão para serem alcançadas pela comunicação.

 

Cada vez mais consumidores estão na WEB.

E cada vez mais o Mídia tem de ter conhecimento em Métricas, Performance, Adwords, Engajamento, Taxa de Cliques e ROI. Só para citar os termos mais comuns.

Este profissional se transformou também em um Gestor de Mídias Sociais, acompanhando  campanhas, comparando alternativas (com os famosos testes A/B, por exemplo) e analisando os resultados.

É o que faz com que ele consiga partir para um plano B, quando necessário. E mudar a estratégia digital de uma campanha é algo até bastante comum. Até mesmo porque as ferramentas online trazem com elas essa facilidade.

 

Então o Mídia “moderno” tem mais trabalho do que o de antigamente?

Bom, depende.

É que os meios digitais permitem a criação, o acompanhamento e a substituição de uma campanha inteira de forma muito prática. Não dá para suspender a exibição de um comercial imediatamente da TV, apenas ligando para a emissora.

Nos meios tradicionais também é muito mais difícil (praticamente impossível, talvez) saber exatamente com que você está falando. E ouvir o que seu público tem a dizer.

 

O outro lado dessa história é que, para estar na Internet, é essencial aprender a lidar com as inúmeras possibilidades que ela oferece. E todos os dias surgem novidades!

 

Portanto é bom amar ser Mídia (e quem é normalmente ama ser). E não se cansar de aprender.

E se você também curte essa “nada mole vida” de Mídia, a nossa homenagem hoje é pra você:

Feliz Dia do Profissional de Mídia!

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *