É possível aprender a ser um líder criativo ou uma líder criativa? - WIS Educação

É possível aprender a ser um líder criativo ou uma líder criativa?

Muita gente se pergunta se liderança é algo que já nasce com a pessoa ou se é possível que ela seja treinada e desenvolvida… Hoje eu trago a resposta de que sim, é possível treinar a capacidade de conduzir as pessoas. Porém, para isso, é preciso que você tenha disposição para entender a diferença entre se tornar líder de alguém ou ser chefe de alguém.

Então vamos à diferença… Chefia é o que você tem pelo cargo que exerce. Já a liderança é o que você conquista. Você pode ter a capacidade de conquistar, por parte do seu liderado, o status de líder dele. Contudo, para isso, é preciso bastante disposição.

Segundo Thiago Mota, CEO da Novo Expediente, atualmente, ser um líder e, ainda mais, criativo, exige trabalho, esforço e dedicação para ter repertório. “Um líder não precisa mais ser uma pessoa autoritária que, simplesmente dá ordens. Um líder é aquele que cria a solução dos problemas junto a equipe. O líder encoraja as pessoas e as chama para si, entendendo o que é importante para cada uma delas”, afirma.

Thiago explica que, descobrindo o que é importante para os liderados, o líder pode transformar o sonho deles no trabalho que exercido todos os dias. “Isso pode ser feito com as metas, programas e etc. Consiste em descobrir o propósito das pessoas e trabalhar por elas. Não que as pessoas trabalham por você, mas você trabalha por elas, como um maestro orquestrando demandas”, comenta.

Atualmente as pessoas querem participar das resoluções de problemas em uma empresa ou organização para se sentirem parte da solução. O papel do líder criativo entra na co-criação de soluções criativas. “Para isso, o líder precisa ter paciência e entender o ser-humano. Um líder primeiro se administra. Ele sabe quais são as suas dificuldades e entende que é uma pessoa dependente de outras pessoas”, diz Mota.

Para Thiago, a habilidade de co-criar soluções com as pessoas e conquistá-las é adquirida quando criatividade é tratada como uma disciplina. “Criatividade não é um sistema, que você vai em uma loja e compra para se tornar uma pessoa criativa ou tornar a sua empresa criativa. Criatividade é uma cultura e um jeito de pensar que exige exercício, prática e técnica”, finaliza.

Quero ser um líder criativo!

Você sabia que é possível desenvolver essa habilidade através do curso de Liderança Criativa da WIS? Partiu? Clica aqui e faça a sua inscrição agora mesmo!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *