Não existe especialista em Marketing Digital

Dizer que existe especialista em Marketing Digital seria a mesma coisa que dizer que existe um especialista em medicina. O Marketing Digital também comporta tantas áreas dentro dele, é impossível alguém conhecer todas profundamente.

Dizer que existe especialista em Marketing Digital seria a mesma coisa que dizer que existe um especialista em medicina.

Só que você certamente não conhece ninguém especialista em todas as áreas médicas. Cardiologistas, pediatras e obstetras, sim. Mas um médico especialista em TUDO isso simplesmente não existe.

Com o Marketing Digital também não é diferente. Ele comporta tantas áreas dentro dele, é impossível alguém conhecer profundamente todas elas.

Mas nem sempre foi assim.

No começo da Internet comercial no Brasil, lá em 1995, existia um único profissional que atendia todas as demandas do Marketing Digital, ou pelo menos do Marketing que acontecia na Internet naquela época: era o Webmaster.

Porém, rapidamente a demanda digital foi crescendo. E com ela surgiram novas funções, não mais executadas por um mesmo profissional.

Do Webmaster então nasceram o Webdesigner, o Webdeveloper, o Webwritter. E dessas profissões foram surgindo tantas outras que hoje a gente conhece.

Só a área de Mídias Digitais, por exemplo, conta com mais de 19 atividades diretamente relacionadas a ela. Elas seriam, digamos assim, subdivisões de uma divisão do Marketing Digital.

E o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital nada mais é do que do que o Marketing feito em ambientes digitais.

Portanto, para conhecê-lo a fundo, é preciso em primeiro lugar entender de marketing. E estudar o mercado e como ele funciona.

Mesmo assim não é possível saber tudo de monitoramento, tudo de mídia performance, tudo de posicionamento em buscadores, tudo de texto para mídia digital. Ou seja, tudo isso e mais um pouco de Marketing Digital.

São muitas habilidades para uma pessoa só!

Você sempre achou que fosse um especialista?

Não se preocupe, você não é o único (a). Quantos em seus cartões de visitas, currículos, redes sociais e sites se intitulam especialistas em Marketing Digital?

Mas não faça mais isso, por favor! Não minta pra você mesmo ou para o seu (futuro) cliente.

Seja um especialista em estratégia digital, em e-mail marketing, em e-commerce. Mas em Marketing Digital não, porque esse especialista não existe. Vamos corrigir esse erro!

E que a gente aprenda sobre Marketing Digital o suficiente para saber que ainda temos muito aprender sobre ele.

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.