Facebook Ads: 3 dicas para criar campanhas que gerem resultados

O Facebook é uma das redes sociais de maior alcance no Brasil e no mundo, mas a mudança constante de seu algoritmo torna cada vez mais difícil para as marcas conseguirem um bom alcance com suas postagens organicamente. Por isso, o Facebook Ads se apresenta como uma excelente alternativa: são os anúncios publicitários inseridos dentro da própria rede.

Mas para que esses anúncios surtam os resultados esperados, é importante observar algumas dicas para construir uma campanha de sucesso. Veja a seguir quais são:

Foco na captação de leads

Se você já faz anúncios no Google Adwords, é bem possível que esteja acostumado a campanhas com enfoque bem comercial e voltadas para a venda do produto. Lá, isso funciona, porque as pessoas atingidas pelo anúncio são aquelas que já estão procurando pelo seu segmento de atuação em suas buscas. No Facebook, esse processo é diferente: o seu anúncio vai atingir todas as pessoas (dentro das características de segmentação previamente estabelecidas) que acessarem à rede e muitas delas não estarão ali à procura do seu produto ou serviço.

O que queremos dizer com isso é que as campanhas de Facebook Ads devem ser mais focadas em captar leads do que em convertê-los. Priorize publicações que falem sobre a sua empresa de uma forma atrativa e que mostre ao público que tipo de problema você pode resolver, ao invés de já ir direto no produto em si.

Escolha cuidadosa das imagens

Seu anúncio vai aparecer em meio a outras centenas de publicações no feed do usuário, por isso, é preciso chamar a atenção dele logo de cara, destacando-se em meio a tantas postagens. E como se faz isso? Com uma boa imagem.

Os anúncios precisam ser ilustrados com imagens de alta qualidade e que tenham relação com o conteúdo. Muitas marcas optam por fotos mais “apelativas”, mas que não se conectam com o assunto da publicação e, nesse caso, a estratégia é um “tiro no pé”. Se a sua empresa não tiver fotos próprias e profissionais dos produtos e serviços, é possível recorrer a bancos de imagens que oferecem boas opções, muitos deles gratuitamente.

É possível fazer uma montagem gráfica colocando texto sobre a imagem, mas o Facebook só permite que a densidade textual em imagens de anúncios seja de, no máximo, 20%, para que a campanha performe melhor.

Outra dica é trocar a imagem que é exibida no anúncio depois de alguns dias. Se a publicação ficar aparecendo sempre com a mesma foto, os olhos do usuário serão “acostumados” e ela não vai mais chamar a atenção para garantir o clique.

Segmente

O Facebook Ads oferece uma boa possibilidade de segmentação das campanhas. Quanto mais informações você conseguir capturar sobre o seu público-alvo, mais assertivo será o anúncio. Dados como gênero, faixa-etária, localização e outros são essenciais para que o material seja bem direcionado. Você pode montar grupos diferentes caso o seu portfólio de produtos alcance pessoas com características distintas, para revezar os anúncios.

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