Feliz dia das mulheres que amam tecnologia!

Aqui na WIS nós formamos muitas mulheres apaixonadas por tecnologia. Mas o que podemos dizer hoje, dia 8 de março, sobre a presença delas neste mercado?

Anapaula Folha

Anapaula Folha

Nas salas de aula da WIS Educação, as mulheres quase sempre são maioria.

Hoje é o meu, o seu, o nosso Dia das Mulheres. Então nada mais justo do que falarmos da presença das mulheres em um mercado que tem tudo a ver com elas e com a WIS: o da Tecnologia.

É, o primeiro algoritmo processado por uma máquina foi criado por uma mulher. O primeiro software também. Mas nem tudo são flores, apesar deste 8 de março.

No Google somos apenas 30% do quadro de funcionários, no Facebook 31%, na Apple e no Twitter 30% também. Ou seja, mesmo naquelas que estão entre as maiores empresas de TI e inovação do mundo, as mulheres ainda são minoria. E tanto lá quanto cá o salário delas é menor. A dúvida é: por quê?

Especialistas dizem que o problema começa em casa: a menina cresce aprendendo que computador é coisa de menino. =(

Mas estudos apontam também que a culpa desse disparate está na carga horária puxada da área de tecnologia. Onde o trabalho não tem hora para acabar, homens solteiros e sem filhos tem mais chance de atender à demanda do “noite adentro” do que as mulheres casadas e com filhos. Elas nem sempre estão disponíveis.

O resultado: muitas desistem ou são incentivadas a desistir, pela própria família inclusive, e partem para outra área, onde possam conciliar a vida profissional com a rotina delas.

Institutos como Technovation, Emílias e o Code Girl tentam mudar essa realidade com ações que incentivam o aprendizado da computação entre as adolescentes.

Já aqui na WIS, com cursos totalmente focados no universo digital, as turmas são quase sempre formadas mais por elas, do que por eles. O que indica que ELAS estão correndo atrás.  E achamos isso muito, muito bom!

Nossa torcida é para que tanto as meninas do Technovation, Emílias e o Code Girl, como as nossas meninas alunas da WIS, encontrem em plena Era Pós-digital seu lugar nesse mercado. E que, empoderadas, continuem nele!

Feliz Dia da Mulher!

Fontes:

http://Gizmodo.uol.com.br

https://mulheresnacomputacao.com/

http://epocanegocios.globo.com

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.