Gameficação: 05 livros sensacionais que você precisa ler | Blog WIS

Gameficação: 05 livros SENSACIONAIS que você precisa ler

Dando continuidade a nossa série de dicas de “Livros Essenciais”, a lista de hoje é sobre Gameficação. O objetivo é guiar você que quer iniciar uma jornada de conhecimento sobre o tema com recomendações de boas literaturas, seja para trabalhos acadêmicos ou atualização.

Por meio do gameficação, é possível transformar rotinas de trabalho ou estudo e fazer com que as pessoas se sintam mais inclinadas a se dedicar às tarefas e desafios que cada situação exige. Se você curte o tema ou quer conhecer um pouco mais a respeito, não pode deixar de conferir essa lista!

1) Reality is Broken — Why games make us better and how they can change the world

Autora: Jane McGonigal

Game Designer visionária, questiona o uso dos jogos como somente um entretenimento escapista. Com base em psicologia positiva, ciência cognitiva e sociologia, o livro revela como os jogadores se tornaram experientes solucionadores de problemas, e mostra como podemos usar lições do design de jogos para fins socialmente positivos. Jane revela como é possível aproveitar o poder de mobilização dos jogos para corrigir aspectos disfuncionais do mundo real. Mais do que isso, ela apresenta jogos que já estão mudando o rumo dos negócios, da educação e de projetos de ONGs, entre outros. A publicação é considerada a bíblia da gamificação.

2) For the Win!

Autores: Kevin Werbach e Dan Hunter

Esta é outra excelente leitura especialmente para aqueles que se perguntam sobre o poder da gamificação como uma ferramenta e como ela é implementada. Os autores afirmam que uma empresa pode ser transformada através do engajamento e motivação, abordando questões como um designer de jogos. Eles também fazem backup de suas instalações com exemplos da vida real de várias corporações de diferentes indústrias usando o pensamento do jogo. Além disso, eles incluem um guia útil e estrutura para implementar gamification e quando é mais sensato usar a gamification como uma ferramenta.

3) Gamification by Design — Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps

Autores: Gabe Zichermann e Christopher Cunningham
Ano: 2011

O que Foursquare, Zynga, Nike +, e Groupon têm em comum? Estes e muitos outros aplicativos utilizam a Gamificação para proporcionar uma experiência viral e atraente aos seus usuários. Este livro fornece a estratégia e as táticas necessárias para implementar a mecânica dos jogos a websites ou aplicativo móveis. O livro discorre sobre a estrutura motivacional que os designers de jogos usam para segmentar e engajar consumidores, e dessa forma fidelizar os clientes.

4) Game On: Energize Your Business with Social Media Games

Autor: Jon Radoff
Ano: 2011

Esse livro mostra que os jogos são mais do que uma forma rentável de entretenimento. Ele mostra as inúmeras possibilidades de desenvolvimento de jogos sociais. Essas técnicas podem ser usadas para melhorar a qualidade de aplicativos on-line, mídias sociais e uma vasta gama de outras experiências de consumo e de negócios. O autor também descreve como as características dos jogos sociais podem ser aplicadas e aumentar a lucratividade de qualquer tipo de negócio.

5) Actionable Gamification — Beyond Points, Badges, and Leaderboards

Autor: Yu-kai Chou
Ano: 2015

O livro parte do princípio de que os estudos sobre mecânica de jogos e psicologia comportamental se tornaram proliferados. No entanto, poucas pessoas entendem como combinar os dois campos em projetos que geram real retorno sobre o investimento. O autor leva o leitor a uma jornada para aprender como criar experiências atraentes e bem sucedidas em seus produtos, locais de trabalho e vidas pessoais.

E aí? Já leu algum dessa lista? Depois que ler, nos mande um feedback!

Boa leitura!

 


Rafael Lontra é instrutor na WIS Educação, e é sócio fundador da Mito Games, além de superintendente da Tec Vitória

 


Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *