Gestão de crises: Descubra por que ela é tão importante no meio online

Não importa o quanto uma marca se empenhe para permanecer sempre impecável, ela está sujeita a sofrer uma crise de imagem. Por isso, é necessário já de antemão ter um protocolo a ser seguido nesses casos. A gestão de crise é fundamental para prevenir ou reparar possíveis danos que aquele acontecimento venha a provocar na empresa e na percepção que a opinião pública tem dela. Veja por que esse processo é ainda mais importante no meio online.

Disseminação imediata do problema

Antes do advento da internet, a única fonte de informação eram os veículos de mídia tradicionais. Quando acontecia algum problema em uma empresa que afetasse a sua imagem, ele demorava mais para vir a público e, quando vinha, não era disseminado em proporções tão grandes.

Mas esse cenário mudou: a informação, na maior parte das vezes, aparece primeiro na internet (em algum portal de notícias, redes sociais) e, a partir daí, todo mundo que tem uma conta em uma rede social pode se tornar propulsor daquela notícia, potencializando a sua divulgação. É por isso que no mundo online, a gestão de crises é ainda mais importante e precisa ter uma agilidade extra.

Vale lembrar que esse mesmo potencial de popularização de uma notícia vale para o outro lado: se a marca conseguir contornar o problema adotando uma postura respeitável, dependendo do motivo que causou a crise, esse cenário pode acabar se tornando favorável.

Evitar a propagação de boatos

É bem comum que comecem a surgir boatos atrelados à crise, pelo mesmo motivo citado anteriormente: na internet, o poder de propagar notícias não cabe mais apenas aos profissionais, mas a qualquer pessoa. As famosas “fake news” podem intensificar o impacto negativo daquele problema.

Um dos pontos-chave de uma gestão de crise eficiente é agir com muita rapidez, trazendo o porta-voz a público com o posicionamento oficial da empresa sobre o assunto. Quanto mais rápido for dado esse passo, menor será o espaço disponível para a divulgação desses boatos. Ou seja, é mais uma forma de reparar a imagem da marca.

Demonstrar respeito pelo público-alvo

A internet trouxe essa ideia de construir um diálogo mais próximo e transparente entre as marcas e os consumidores. Mas de nada adianta publicar uma série de stories no Instagram mostrando os bastidores ou respondendo as perguntas dos seguidores se, diante de uma crise, a empresa se omitir. Esse tipo de postura destrói a relação de confiança que foi firmada até então e que é tão importante para impactar e fidelizar clientes.

E não é apenas a omissão que causa esse efeito: a demora para vir a público, a falta de clareza no posicionamento ou a condução duvidosa da situação são igualmente prejudiciais. Por isso, a gestão de crise precisa existir e ser planejada com profissionalismo e objetividade.

Aprenda mais sobre como se comunicar melhor com o seu público-alvo em qualquer circunstância. O diálogo honesto e transparente é essencial para que uma marca possa se manter por anos no mercado, apesar dos contratempos que surgem pelo caminho.

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.