Afinal, o Google Ads influencia no SEO do site?

Apesar de não influenciar diretamente seus rankings de busca orgânica, entenda como o Google Ads pode maximizar a estratégia de SEO do seu site.

Apesar do que algumas pessoas acreditam, o Google disse muitas vezes que SEO não é pay-to-play: a publicidade com o Google Ads (antes conhecido como Google AdWords) não vai melhorar seus rankings de busca orgânica. Pelo menos não diretamente.

Em outras palavras, não há conexão direta entre investir pesado na plataforma de publicidade Google Ads e a maneira como as páginas da web são indexadas e classificadas nos resultados de pesquisa orgânicos do Google. Então, resumindo, o Ads não tem impacto direto no seu desempenho e classificação de SEO.

Mas há maneiras de usar o Google Ads para ajudar a melhorar sua estratégia de SEO. Por exemplo: você pode usar seus dados de PPC (pagamento por clique) para obter insights que serão transferidos para a pesquisa orgânica, poupando muito tempo e dinheiro no processo.

Usar os dados do Google Ads para dar início a uma nova estratégia de SEO é uma maneira fantástica de minimizar riscos, criando conceitos que podem trazer resultados incríveis!

Com isso em mente, explicamos a ligação entre o Ads e o SEO e separamos a seguir algumas maneiras pelas quais a sua estratégia de SEO pode se beneficiar do investimento na publicidade paga do Google.

Boa leitura!

Ads e SEO

Mesmo não influenciando imediatamente, o Google Ads pode afetar suas classificações orgânicas ao longo do tempo de várias maneiras.

A popularidade da marca e a confiança são elementos dentro do algoritmo de busca do Google que são ganhos com o tempo, e podem ser influenciados pelo nível de visibilidade da sua marca e seu alcance nos resultados de pesquisa do Google.

Para esse fim, o Google Ads é um meio muito eficaz para aumentar a conscientização e a confiança de sua marca por meio de uma forte presença nos resultados de pesquisa do Google.

Crescendo no ranking orgânico do Google

Na maioria dos casos, uma interação de visitantes com um site não é um evento único. O Google Ads pode ser um importante ponto de partida para os visitantes, que provavelmente retornarão por meio de uma pesquisa da marca e uma listagem orgânica.

O resultado de uma forte presença no Google Ads é um aumento na atividade de pesquisa de marca e, com o tempo, isso terá um benefício direto em suas classificações orgânicas.

Veja também: Quais habilidades preciso ter para trabalhar com Marketing Digital?

Qual é o benefício mais importante de usar o Ads e SEO juntos?

O principal benefício de veicular o Google Ads e ter uma boa estratégia de SEO é a possibilidade de aumentar sua participação geral no tráfego de pesquisa.

Os profissionais de Marketing Digital mais experientes entendem que, se nada mais der certo, vão maximizar seu tráfego e criar oportunidades de geração de leads para alcançar o mais alto nível de visibilidade — o que se traduz em mais presença no topo dos resultados de pesquisa, principalmente para aquelas palavras-chave estrategicamente importantes para seus negócios.

Ter posições do Google Ads orgânicas e fortes significa que a presença da sua marca nos resultados de pesquisa é maior e isso resultará em uma maior parcela de tráfego.

Assim, em resumo, uma campanha centralizada no Google Ads se beneficiará de uma presença orgânica massiva nos resultados de busca e, dessa forma, uma campanha centralizada em SEO se beneficiará de uma presença do Google Ads.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Conheça nossos cursos exclusivos!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.