Importância do Excel para profissionais de Marketing

O Excel veio para organizar, simplificar e otimizar o seu esforço de marketing. Quem conhece seu potencial, sabe o quanto seus recursos podem agilizar informações e melhorar a apresentação de dados no dia a dia.

Você sabia que os dados são um componente essencial para uma campanha de marketing efetiva? Acontece que, segundo a Bodhi Resourcing, 87% dos profissionais de marketing afirmam que os dados de suas empresas ainda são os ativos mais subutilizados. E isso acontece porque muita gente simplesmente não sabe explorar todo o potencial do Excel.

Planilhas. Números. Operações matemáticas. Sou de humanas, e agora?

Nazaré Confusa com as planilhas de excel

Calma! Não precisa bugar, nem se desesperar ainda. Muita gente evita usar essa ferramenta por associar à dificuldade com matemática. Mas ao contrário disso, as planilhas vieram pra organizar, simplificar e otimizar o seu esforço de marketing.

O Excel é, basicamente, um editor de planilhas. Com diversos campos e colunas, é possível fazer cálculos, gráficos e muitas outras construções comparativas. Desde atividades mais complexas até simples análises, tudo é possível com o Excel. Quem conhece seu potencial, sabe o quanto seus recursos podem agilizar informações e melhorar a apresentação dos dados para tomada de decisões gerenciais.

Importância do controle de dados

Já sabemos que ter habilidade com planilhas é fundamental no desenvolvimento de relatórios gerenciais ou  planejamentos em qualquer processo de gestão, principalmente na área de Marketing Digital.  Mas o que muitos profissionais do marketing ignoram, é que precisam do Excel para atividades como Gestão de Mídias Sociais. Além da Media Performance, o Excel também pode ser utilizado nas estratégias de venda ao baixar um relatório, exportá-lo e cruzar seus dados para garantir um planejamento mais assertivo. E esses são apenas os exemplos, pois existe um universo de utilidades a ser explorado.

Pensa só no trabalho que ia dar ter que separar manualmente todos os dados de uma pesquisa mercadológica no papel e alterar os gráficos de comparação num quadro todos os dias?  O Excel existe para automatizar e agilizar tudo isso para você! Por mais que um profissional de marketing seja criativo, comunicativo, saiba desenvolver bons planejamentos e estratégias, só o conhecimento em um editor de planilhas como o Excel vai permitir gerenciar e analisar os resultados do trabalho desenvolvido.

Vantagens em adotar o Excel no seu dia a dia

As funcionalidades do Excel são tão essenciais para quem deseja ter organização, otimizar seus dados e integrá-los com outras ferramentas, que mesmo depois de mais de 30 anos desde seu lançamento, o software ainda é um dos mais usados desde pequenas empresas a grande corporações.

Além de organizar e gerenciar dados, também é possível desenvolver gráficos, tornando a apresentação visual e a análise dos resultados muito mais prática. Nativo e muito bem executado por desktops, essa ferramenta também é compatível com serviços on-line como o Google Drive, o que facilita e abrange seu acesso.

Mas por que aprender Excel?

Apesar de ser um programa de fama mundial e boa parte das pessoas já terem certa familiaridade com a ferramenta, poucos profissionais conhecem todas as possibilidades que o Excel oferece para realmente otimizar a sua produtividade no trabalho.

E conhecer o básico de informática não é mais o suficiente para ganhar destaque em uma entrevista de emprego. O mundo mudou muito rápido. E o novo Mindset Digital exige e transforma cada vez mais as profissões.

Quer um exemplo? Alguns cursos de jornalismo dando aulas de Excel. Pra quê? Porque conhecendo essa poderosa ferramenta de dados, ao invés de passar dias imerso em pilhas de papel, basta dominar o programa para que ele identifique padrões de informações, por exemplo, e transforme informações complexas em leituras muito mais práticas. Porque a maior função do Excel é essa: praticidade.

De acordo com pesquisas, dizer que possui conhecimento em softwares, como o Microsoft Excel, é uma das 10 mentiras mais contadas nos currículos e nas entrevistas de emprego. E por esse motivo os recrutadores estão cada vez mais atentos, exigindo uma certificação que comprove o conhecimento do aluno.

Mas não se engane pensando que um simples tutorial de internet vai te salvar, viu? Normalmente, essas iniciativas não possuem regularidade e nem levam em consideração o nível em que você se encontra. Para entender como submeter uma formatação condicional, aplicar filtros, gráficos, gerar tabelas dinâmicas, validar dados ou gerar fórmulas e funções, é preciso estudar e praticar. E o mais indicado neste caso é fazer um curso de Excel, seja você nível Essencial ou Avançado.

Se você é profissional de marketing e busca uma melhor colocação profissional na sua área, use o Excel para as suas estratégias! Tão importante quanto os programas de edição de texto, imagem e vídeo, esse conhecimento pode fazer toda a diferença na sua carreira.

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.