A Inovação e o Varejo

O varejo vive situações peculiares, que obrigam o empresário a inovar em um ritmo mais rápido que o mercado. Estamos preparados para resolver os problemas de forma inovadora?

Léo Carraretto

Léo Carraretto

O varejo vive situações peculiares, que obrigam o empresário a inovar em um ritmo mais rápido que o mercado. Quando falamos em inovação, logo pensamos em mudanças tecnológicas, mas a inovação, por definição, é resolver problemas de uma forma diferente, de uma nova forma.

A grande questão é que, fisiologicamente, nosso cérebro é preparado para tentar resolver os problemas do dia a dia de uma maneira já conhecida, na tentativa de poupar “gasto extra de energia”. E é por uma inércia natural do ser humano que muitos negócios deixam de existir. Simplesmente por não inovar.

No varejo, acima de outros segmentos do mercado, a inovação é fundamental para garantir que o lojista possa sobreviver. O fato de ser a ponta da linha de produção e estar mais próximo ao consumidor faz com que ele seja mais suscetível às mudanças. Por isso, é obrigado a se adaptar e resolver os problemas de forma imediata.

A necessidade de criar facilidades para o consumo é um desses entraves a serem superados pelo varejo. O cliente quer consumir de forma prática e em qualquer lugar e, para permanecer no mercado, o varejista precisa responder a este e outros “problemas” com urgência.

No entanto, ao inovar, no momento da tomada de decisão é preciso observar atentamente. Apesar disso, muitas vezes, o empresário está tão envolvido com o trabalho do dia a dia que acaba não dispensando tempo suficiente para observar em detalhe como acontece seu negócio. E esta é a principal forma de encontrar demandas do consumidor e problemas a serem resolvidos.

Não delegue essa tarefa. Isso é papel do dono. É preciso se abrir para essa necessidade e sair da inércia. É preciso persistência para inovar. Se errou, tente novamente.

E por último, fique atento ao novo perfil do consumidor, mais exigente e informado, menos tolerante a erros e que não suporta mau atendimento. Corrija os erros e converse com seu público, tanto na sua loja como nas redes sociais. A maior inovação para alguns negócios pode ser um atendimento cordial e gentil, cuidando corretamente do cliente.

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