Lightroom e Photoshop: as ferramentas pra quem ama fotografia!

Ligthroom e Photoshop: se você é fotógrafo profissional ou se é um apaixonado em registrar belas imagens, é bem provável que já conheça esses dois programas da família Adobe. Mas você sabe qual a diferença entre eles e como usá-los?

Anapaula Folha

Anapaula Folha

Lightroom e Photoshop: se você é fotógrafo profissional ou se é um apaixonado em registrar belas imagens, é bem provável que já conheça esses dois programas da família Adobe.

Mas, você sabe qual a diferença entre o Lightroom e o Photoshop?

O Photoshop é o programa de edição de imagens mais usado do mundo.

Ele tem uma infinidade de recursos que permitem que você praticamente vire a foto do avesso! Dizem inclusive que nenhum “mortal” é capaz de conhecer todas as funções do Photoshop, de tantas que elas são!

Não é à toa que “Photoshopado” tenha se tornado sinônimo da prática (exagerada) de manipulação de uma imagem para alterar ou esconder algo nela.

Lightroom e Photoshop

Já o Lightroom é um super gerenciador de imagens. Ele é capaz de identificar a câmera, a data e a hora, além da abertura, velocidade, ISO e demais configurações utilizadas no momento em que a foto foi tirada.

Com o Ligthroom você ainda consegue adicionar palavras-chave e outras especificações à imagem.

Esse banco de dados poderoso é um excelente aliado para quem precisa guardar milhares de fotos na nuvem (outra possibilidade do Lightroom) e encontrar qualquer uma delas facilmente depois.

O Lightroom também permite a edição de várias imagens de uma só vez (não com a mesma variedade de recursos do Photoshop). E o envio delas para as redes sociais!

Lightroom e Photoshop

E qual é o melhor programa?

As duas ferramentas se complementam.

Mas, pra quem tem de administrar uma enorme quantidade de fotos e não precisa fazer grandes edições nelas, o mais indicado é o Adobe Lightroom. Ele também é bem mais leve que o Photoshop!

E pra quem edita poucas imagens de uma só vez, porém depende de edições mais complexas, o recomendado é usar o Photoshop. O exemplo disso é quem trabalha com publicidade.

Entretanto, se você puder adquirir e aprender a utilizar os dois programas, melhor! Acreditamos que você não vai se arrepender ao descobrir as inúmeras possibilidades que eles oferecem!

Photoshop e Lightroom

Então, eles não são gratuitos?

Não, não são. Mas a Adobe tem pacotes a partir de R$ 35,00 para uso dos dois programas. E com direito ao armazenamento na nuvem! Vale a pena!

Com o Adobe Photoshop e o Adobe Lightroom você tem tudo para desenvolver trabalhos fantásticos!

Então colega, vá fundo neles!

Lightroom e Photoshop

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.