Mensurar resultados de treinamentos: pode ser um "tiro no pé"

Muitas empresas consideram “avaliar o impacto do treinamento” como o maior desafio. A questão é que elas acreditam que, se elas conseguissem realmente medir os resultados, finalmente teriam motivos concretos para justificar o investimento em treinamento.

Por Roy Pollock

Muitas empresas consideram “avaliar o impacto do treinamento” como o maior desafio. A questão é que elas acreditam que, se elas conseguissem realmente medir os resultados, finalmente teriam motivos concretos para justificar o investimento em treinamento.

Mas, isso é verdade?

Depende! E se você medir o impacto do treinamento e for zero ou quase zero? E se você descobrir – como um dos palestrantes do Center for Talent Reporting Conference – que mais de 40% de todo o seu treinamento foi para o lixo (isto é, nunca foi usado)? O tiro pode sair pela culatra!

A medição é imparcial, vale para os dois lados. É perigoso supor que os resultados serão positivos.

As áreas de T&D precisam fazer um trabalho melhor de avaliar e vender o valor daquilo que fazem. Simultaneamente, eles devem tomar medidas para garantir que atinjam resultados positivos e mensuráveis.

Três pontos chaves precisam de atenção para melhorar a probabilidade e a magnitude do sucesso:

  1. Pare de dar treinamentos quando o treinamento não for a resposta correta.
  2. Esclareça os critérios de sucesso antes de desenhar a experiência de aprendizagem.
  3. Suporte ativamente a transferência da aprendizagem e a aplicação na volta ao trabalho.

Estes temas são abordados em mais detalhes em nosso livro As Seis Disciplinas que Transformam Educação em Resultados para os Negócios e em nossas Certificações em 6Ds. Seguem abaixo mais algumas considerações de cada ponto:

  1. Pare de dar treinamentos quando o treinamento não for a resposta correta.

Treinamento não é a solução para tudo. Quando percebem uma queda de desempenho, muitos gestores assumem que o treinamento resolve. Aparentemente é uma solução fácil, pois normalmente é terceirizada para o RH ou T&D que irá colocar a equipe em um curso capaz de melhorar o desempenho em poucas horas. Mas o treinamento impactará o desempenho apenas se a causa for falta de habilidade ou conhecimento. Treinar as pessoas sobre como fazer coisas que já sabem fazer – mas não o fazem por outro motivo – é uma perda de tempo. Profissionais de T&D em muitos de nossos clientes estimam que um terço ou mais do treinamento que fazem não resolve o problema.

       2. Esclareça os critérios de sucesso antes de desenhar a experiência de aprendizagem.

Você não pode desenhar uma avaliação convincente se não souber como definir os critérios de sucesso. Fazer um alinhamento estratégico previamente sobre os objetivos de negócios para o treinamento, é essencial para desenhar uma experiência que agregue valor. Pergunte ao gestor/responsável: “Qual indicador de desempenho você gostaria de impactar para concluir que o treinamento foi um sucesso?” As respostas irão ajudar a propor as melhores soluções e avaliar os resultados.

        3. Suporte ativamente a transferência de aprendizagem e a aplicação na volta ao trabalho.

O elo mais fraco na maioria dos programas de treinamento corporativo é o período pós-treinamento, porque geralmente é deixado ao acaso e à iniciativa individual. Mas como Don e Jim Kirkpatrick dizem: “Se os participantes não aplicam o que aprenderam, o programa terá sido um fracasso mesmo que a avaliação de reação tenha sido positiva”. Não é apenas a satisfação com o treinamento que gera resultados de negócios, é a aplicação do aprendizado que importa. Portanto, envolva as pessoas certas (como os gestores, por exemplo) para apoiar a transferência, dê transparência aos casos de sucesso, promova a troca de experiências e principalmente incentive a busca por resultados concretos.

RESUMINDO: Os profissionais de T&D precisam dedicar mais tempo no desenho da experiência completa de aprendizagem, levando em conta os objetivos de negócio.

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.