Mídias Sociais são a nova datilografia

Assim como a habilidade de datilografar um dia deixou de ser exclusiva do datilógrafo, a habilidade de gerenciar Mídias Sociais também não é mais exclusiva do Marketing. Agora Mídias Sociais dizem respeito a toda empresa.

Quem tem menos de 30 anos talvez não saiba, mas datilografia é a técnica em que você usa o posicionamento dos dedos para datilografar, ou seja, para escrever (mais rápido) na máquina de escrever.

Já a máquina de escrever é aquele equipamento para a criação de textos que antecedeu o computador – e programas de edição como o Word.

(No museu da Disrupção da WIS temos uma. Se um dia quiser vê-la de perto, venha nos fazer uma visita!).

Datilografia já foi uma profissão.

Pois é, imagine só: as pessoas frequentavam cursos para aprender a datilografar, tornavam-se especialistas nisso e era muito comum às empresas contratar profissionais para atuarem exclusivamente como datilógrafos.

O tempo passou, a habilidade de datilografar foi incorporada a outras profissões e acabou se tornando um conhecimento horizontal.

Em outras palavras, todo mundo tinha de saber usar a máquina de escrever direito para ser bem sucedido na hora de redigir o texto de uma carta, por exemplo.

Com isso, a profissão de datilógrafo profissional desapareceu.

Depois a máquina de escrever também saiu de cena, uma vez que os computadores já nasceram com a capacidade de fazer o que elas faziam e mais um pouco.

Mas, curiosamente, se você procurar no Google até hoje vai achar cursos de datilografia. E gente interessada neles, preocupada em aprender a digitar corretamente.

E o que Datilografia tem a ver com Mídias Sociais afinal?

É que, assim como a habilidade de datilografar um dia deixou de ser exclusiva do datilógrafo, a habilidade de gerenciar Mídias Sociais também não é mais exclusiva do Marketing.

Mídias Sociais não são mais uma disciplina que só o Marketing pode aprender e colocar em prática.

Agora Mídias Sociais dizem respeito a toda empresa. Elas são a forma como o mundo se comunica.  Até porque essa forma mudou: hoje consumimos mais informação e queremos mais velocidade.

Com isso a comunicação está se tornando cada vez mais assíncrona, ou seja, a gente fala e tem uma resposta. É o que o consumidor espera. Então utilizar as Mídias Sociais para conversar com ele é fundamental.

Assim como é fundamental que todos saibam disso.

Mas Facebook, Linkedin, Whatsapp, Instagram, Youtube: usar essas Redes Sociais não tem mistério!

Realmente não tem. Mas como acontecia na datilografia, quanto mais você souber usar a ferramenta, mais rápido será nela. Quanto mais você dominar as mídias sociais, melhor uso fará delas.

O problema é que Mídias sociais são bem mais complexas do que datilografia!

São mesmo, muito mais complexas.

Inclusive não estamos falando de uma só atividade: podemos dizer que mais de 20 profissões são originadas das Mídias Sociais.

Portanto, quanto mais você souber as técnicas e estratégias das mídias sociais, mais sentido elas farão pra você. E com mais eficiência você irá operá-las, alcançando melhores resultados.

Pense então nas mídias sociais como a nova datilografia e aprenda a fazer bom uso delas.

E que você consiga transmitir essa ideia para a sua empresa!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.