O que será a WIS a partir de agora? - Blog WIS Educação

O que será a WIS a partir de agora?

Como muito bem disse a Paulinha no texto dela no segundo capítulo da nossa série: “o que a gente esperava chegou, só que veio uma pandemia, isolamento social e um monte de coisas que a gente não queria junto”.

Era muito óbvio que a sociedade seria mais remota no futuro. Era cristalino que teríamos mais digitalização nas nossas vidas. O fator surpresa Corona Vírus foi o que realmente bagunçou o planeta, bilhões de vidas e centenas de milhares de negócios em todo mundo. E por aqui não foi diferente.

Nessa série de 4 posts nós estamos contando sobre como refletimos a respeito de todo esse turbilhão. E lembre-se sempre que o centro dessa conversa não é a WIS. É você! Sou eu. É sobre toda a raça humana. Se você ainda não leu os artigos, recomendo do fundo do meu coração que você leia, porque eles vão fazer toda a diferença na sua vida daqui em diante.

Igor Salotto – Porque não somos mais uma Escola de Habilidades para o Futuro
Paula Motta – As competências na Sociedade do Conhecimento
Lu Canavese – Essential Skills: as competências fundamentais para o novo mundo

E agora, sim, começa meu texto. Como a WIS se adequa a isso tudo.

Eu quero fazer um esclarecimento a respeito do título deste artigo, pra você que tirou um tempo para ler este texto, e que certamente gosta da WIS para ter interesse nessa informação: essa resposta não é e não será tão direta quanto ela parece.

Isso porque em períodos de extrema incerteza como esses a gente não se orienta por produtos/serviços, necessidades e demandas. Elas são extremamente transitórias. Hoje estamos comprando comida, máscaras, álcool em gel. Amanhã compraremos outras coisas, e depois outras coisas. Todo sistema vive uma busca infinita por equilíbrio, e depois de um chacoalhão desses, vai levar um bom tempo para o nosso mundo retomar o dele.

Em momentos como esse a gente precisa se orientar por visões de um futuro melhor, porque no fim, é para lá que esse equilíbrio vai apontar. Pouco importa o que você está vendendo hoje. O que importa é para qual mundo você vai querer construir e, se lá, você ofertará um valor único.

Eu espero que você tenha, em meio a esse movimento (caso a sua rotina atual permita), tirado um tempo para refletir sobre o que você não quer. A pandemia veio bem num momento em que vivíamos uma epidemia corporativa. Todos os nossos compromissos se pautavam pela vida profissional, que raramente incluía Propósito, Autenticidade, Colaboração. Muita política, muita aceleração, muita necessidade de “cada vez mais”, sem muita reflexão. E nós, apesar de sermos uma escola de mercado, nunca escondemos nossa visão de um horizonte melhor, onde empresas e pessoas pudessem ter mais harmonia.

Mas para a minha resposta não soar vazia para você, preciso que tenha entendido bem o que foi abordado nos artigos anteriores. Caso não, eu reforço: seremos a Escola de Habilidades que quer colaborar para que as pessoas se adequem nessa transformação do mundo. E para isso, a transformação precisará começar nelas mesmas.

Uma Escola de Habilidades para o Hoje é uma aliada nessa transformação. Um oásis no deserto cruel e árido que vamos passar por estes próximos anos. Não que sejamos pessimistas, isso nem por um único milésimo de segundo. Mas temos a certeza que precisaremos ser uma base de UPSKILL e RESKILL. Na prática, é muito além de ser curso online ou curso presencial. Ser graduação, MBA ou curso livre. É ser menos rótulo e mais entrega.

Fizemos algumas escolhas durante as várias conversas que tivemos nesses período do queríamos ser e do que acreditamos que o mercado precisa:

Menos:
– lineares
– burocráticos
– menos títulos e pompas que não atestam nada
– menos grifes educacionais

Mais:
– híbridos
– conectados
– estratégicos
– entrega de valor
– rede
– comunidade
– competências
– cultura
– essential skills

Mas alguém vai te perguntar, o que a WIS é? E a gente responde: Uma Escola de Habilidade para o Hoje
Esse mesmo alguém vai perguntar, o que a WIS faz? Transforma as pessoas.
E o que a WIS entrega: aprendizado!

É nessa hora que as pessoas vão olhar sem entender esperando que a gente fale algum produto ou serviço que elas já conhecem. Mas não tem problema. Eu sempre acreditei que os Modelos de Negócio mais difíceis de explicar são os melhores para um mundo que ainda não conhecemos. Se é fácil de entender, quer dizer que não traz nada novo. Se é fácil de entender, são caminhos de onde já viemos, e para lá não voltaremos.

Mas o que nós queremos é evidenciar o aprendizado de toda a forma, de toda a maneira, que siga nossos pilares e premissas que a Lu contou para vocês no post dela, que seja da forma que a Paulinha mostrou como a educação mudou para o mundo e da forma que o Igor relatou.

E isso envolve estarmos presencialmente, remotos, pontualmente ou com regularidade, para mais públicos, dentro da sua empresa, transformando principalmente lá onde existem grandes grupos de pessoas, levando tecnologia, de forma distribuída, com microlearning, com chatbots, com inteligência artificial. São muitos caminhos e eu vou contar aqui algumas novidades que estamos preparando para você:

Programas Executivos especialmente criados para explicar esta transformação, orientado à transformação sua e do seu negócio ou mercado. Vamos falar sobre
– Tecnologias Exponenciais Aplicadas
– Estratégia, Inteligência e Desenvolvimento de Negócios
– Gestão da Inovação, Startups e Ecossistemas
– Transformação Digital

Prisma Is.cool:, somos sócios da Startup Prisma Is.cool, de aprendizagem para Jovens e Adolescentes e também de Atualização para Professores para estes públicos. Com as transformações na educação básica dos próximos anos, iremos colaborar para que as unidades de ensino acompanhem este movimento.

DOM School: nosso braço de produção de conteúdos digitais, para empresas. Plataformas inteiras de aprendizagem, conteúdos sob medida ou já disponíveis.

Aprendizagem Digital: os primeiros programas de aprendizagem da WIS disponíveis para você fazer online. Pensamos muito a respeito deste tipo de conteúdo, para não sermos mais um no meio de tantos que, ao ver a necessidade de digitalização, começaram a vender qualquer coisa. A gente sustenta nosso padrão de qualidade até o fim. E vem coisa aí de qualidade.

WISLab: talvez você já tenha ouvido falar dele, mas agora ele ganhará ainda mais espaço na nossa grade de conteúdo. E em breve anunciaremos os temas que iremos trabalhar no formato prático e de aprendizagem vivencial.

Família DigitalUP: uma série de produtos para colaborar com Habilidades, Oportunidades, Competências e Ferramentas digitais para profissionais e empresas.

Facilitações Digitais: estamos aptos a conduzir qualquer processo de aprendizagem online. A gente faz isso há anos. É a nossa essência!

E isso é só o que a gente conseguiu enxergar neste momento. Mas estamos abertos a te ouvir. O que você acredita que pode gerar transformação? O que pode colaborar com sua empresa, com sua vida? Esse post não acabou. Conta pra gente, nss comentários deste post ou da rede social.

O que você quer da WIS a partir de agora?

Leonardo Carraretto

Leonardo Carraretto

Co-Fundador e CEO da WIS. É professor desde os 15 anos de idade, quando ensinava música. Sempre esteve envolvido com educação no mercado digital, orientando e instruindo clientes. Aos 22 começou a lecionar Marketing no Instituto Avanza e depois em Pós-Graduações. Estudou metodologias educacionais nos últimos 2 anos no Brasil e no Exterior. Referência em Inovação e apaixonado por Futurismo, possui certificações pela Singularity University, da qual é embaixador, e pelo IFTF – Institute For The Future. É organizador do Livro Método WIS Educação e autor do Livro Disrupte-se.

1 Comentário

  1. Eu quero que a WIS me contrate para que eu possa fazer parte dessa equipe que entrega qualidade!

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *