O que queremos? Um site irresistível com Arquitetura da Informação!

Como criar um site organizado, prático e atraente, para ganhar a atenção de leitores interessados no seu conteúdo e para proporcionar boas experiências aos visitantes? Com Arquitetura da Informação!

Anapaula Folha

Anapaula Folha

A Arquitetura da Informação é a ciência (para muitos uma arte!) que lida com a construção e distribuição das informações em um espaço. A ideia é torná-las acessíveis e claras às pessoas que terão contato com elas.

No ambiente digital, a Arquitetura da Informação auxilia os Redatores e Designers de mídias digitais, Desenvolvedores e Profissionais de TI a organizar os elementos de sites, blogs, Intranets, comunidades online e softwares, de maneira lógica e estruturada, facilitando o uso dessas plataformas por seus usuários.

O que queremos quando um visitante entra em nosso site é que ele continue navegando.

Se ele digitou o endereço da sua página inicial no browser ou clicou no link para um artigo do seu site no Google, se acessou a partir do desktop ou foi do celular:

O que importa é que esse visitante se interessou pelo conteúdo que você está oferecendo e que quanto mais amigável e intuitiva for a navegação, maior a chance dele permanecer no site.

Do contrário, se o site for confuso, muito provavelmente o nosso tão esperado visitante vai se cansar e ir embora. Sem dar satisfação.

O objetivo é tornar a navegação mais simples, fluida e tranquila!

É claro que cores do site, posições e formatos de menus, tipos e tamanhos de fontes: tudo isso conta no desenvolvimento e na manutenção de uma plataforma atraente e prática.

Mas a Arquitetura da Informação vai mais longe e nos estimula a também refletirmos sobre que experiências queremos proporcionar ao usuário. Para onde você quer que ele vá assim que ele chegar? Por quê?  E como?

Você não tem essas respostas? A maioria dos profissionais envolvidos com a criação de sites também não. E por isso veem seus visitantes saindo do site na velocidade de um clique.

Navegação, Busca, Organização e Nomeação são as palavras de ordem na Arquitetura da Informação.

E é nelas que devemos focar ao pensarmos não apenas no conteúdo de um site, mas em como ele será apresentado.

Porque você pode realmente ter um conteúdo fantástico, feito sob medida para o seu público. É bom de design, de texto, entende de tecnologia – ou tem as pessoas certas pra cuidar disso pra você.

Mas se não souber como guiar o seu visitante através das páginas do Website, ele logo perderá o interesse nesse conteúdo e desaparecerá.

E todo o trabalho que você teve até aqui será perdido, já que você tinha o que dizer. Só não sabia como.

Então a dica da WIS para você é neste artigo é: quer descobrir como criar sites incríveis, aonde seus visitantes vão se sentir sempre bem recebidos e com vontade de voltar?

Conheça a Arquitetura da Informação!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.