Produção audiovisual: 3 passos para se destacar no Instagram - WIS Educação

Produção audiovisual: 3 passos para se destacar no Instagram

A era do audiovisual tomou conta de boa parte das redes sociais! Além da função “Story”, agora boa parte das plataformas já permite que seus usuários façam transmissões ao vivo e as deixem salvas para quem quiser assistir depois. Para as empresas, essa é uma ferramenta bastante interessante, visto que esse é um formato mais interativo e atrativo.

Veja a seguir alguns passos para se destacar com conteúdo audiovisual no Instagram, seja nas transmissões ao vivo ou nos vídeos postados no feed.

Atenção ao visual

Desde que nasceu, o Instagram é uma rede social bem focada na linguagem visual e mesmo com todas as mudanças, esse conceito permanece. Por isso, ao gravar um vídeo, é muito importante que o visual seja esteticamente bem agradável. Isso passa pela escolha de um bom equipamento e vai até a escolha do local de gravação.

É bem interessante que a estética do vídeo traga elementos que se conectem à identidade visual da marca, como as cores do logotipo, por exemplo. Isso ajuda a reforçar publicamente essa identidade e fazer com que, depois de um tempo, o público remeta imediatamente à sua empresa.

Se o vídeo for publicado no feed, ele também precisa ser pensado para se encaixar visualmente de forma harmoniosa ao restante das publicações, sem destoar.

Atualize-se sempre sobre como aprimorar o visual das suas publicações. Isso vai deixar as suas redes sociais sempre mais profissionais.

Seja objetivo

Os vídeos no feed do Instagram devem ter, no máximo, 60 segundos, diferente de outras redes, como o Facebook e o próprio YouTube, por exemplo.

Isso tem um lado muito positivo: evita a publicação de vídeos demasiadamente longos, que não prendem a atenção do público moderno. Mas também exige que a mensagem seja transmitida integralmente em pouco tempo, por isso, objetividade é tudo.

Para seguir essa dica, nossa recomendação é que você escreva um pequeno roteiro antes de partir para a gravação. Ali, deve constar o objetivo daquele vídeo, os tópicos que não podem ficar de fora, a ideia de imagem (se alguém vai aparecer falando e em qual cenário ou se será apenas o áudio acompanhado por imagens). Esse planejamento vai garantir que nenhuma informação acabe escapando, mesmo em um vídeo curto.

Monitore a recepção do vídeo

As métricas do Instagram ajudam muito a monitorar a interação e engajamento do público às publicações e o mesmo vale para o vídeo (seja no feed, um storie ou transmissão ao vivo). A cada material audiovisual que você postar, veja a quantidade de curtidas, comentários e o número de visualizações.

Compare com outros posts, se o engajamento ao vídeo tiver sido inferior, é preciso revê-lo para observar o que poderia melhorar: a imagem ficou com boa qualidade? A mensagem está sendo passada com clareza? O vídeo é atrativo? É relevante para o público-alvo? Condiz com a personalidade da marca?

A melhor forma de obter sucesso com ferramenta audiovisual no Instagram é fazer esse acompanhamento para ir aprimorando o material nas próximas publicações.

Outra dica interessante é usar os stories para interagir com o público e saber que tipo de vídeo eles preferem assistir, os temas, se é melhor como live ou no feed. Ouça o que os seus seguidores têm a dizer!

E, é claro, busque sempre se aperfeiçoar e essa dica nós podemos ajudar a colocar em prática! Entre em contato para saber mais sobre os nossos cursos.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *