Quer fidelizar clientes? Pergunte-me como!

Ganhar clientes é uma coisa, fidelizar clientes é outra. Como ganhar o cliente para que ele volte a fazer negócio com você?

Ganhar clientes é uma coisa, fidelizar clientes é outra. Depois da venda feita, do produto consumido ou do serviço executado, é preciso estreitar os laços com esse consumidor que depositou a confiança dele em você.

Mas como ganhar de vez este coração tão assediado pela concorrência, para que ele não só volte a fazer negócio com você, como também incentive outros a fazer o mesmo?

Aqui vão algumas dicas da WIS para fidelizar seus clientes:

1 – Conheça seu cliente

É fundamental que você saiba quem ele é, do que exatamente ele precisa e o que você pode oferecer a ele, se realmente puder fazer isso!

Porque não adianta vender o melhor produto ou serviço do mundo para quem não precisa dele, não é mesmo?

2 – Faça realmente sentido para ele.

Mesmo que o seu produto seja algo básico, que as pessoas consumam por hábito, como a manteiga consumida na hora do café, seja valioso para o seu cliente quanto à solução proposta a ele e quanto ao seu diferencial em relação ao concorrente.

3 – Comunique-se com o cliente, antes e depois dele se tornar cliente

Diga quem você é, o que faz, onde ele pode te encontrar. Mas não apenas isso.

Você também precisa ser útil a essa pessoa, oferecendo a ela informações relevantes para o seu dia a dia e que tenham uma relação direta com o que você faz. Só cuidado para não falar demais sobre você mesmo (marca, produto, serviço) nessas horas.

4 – Construa um relacionamento bom para os dois lados

Você já sabe quem é o seu cliente, do que ele precisa.

E como é que você o recebe em seu espaço físico ou virtual? Ele é bem-vindo? Quem o atende? Como o atende? As dúvidas dele são respondidas?

Pra fidelizar clientes às vezes é preciso oferecer “mimos” na medida em que eles se tornam consumidores fieis do seu produto ou serviço.

Algo complexo? Caro? Não necessariamente. Descontos diferenciados, um cartão de aniversário ou fazer parte de um clube exclusivo já agradam muita gente!

Lembre-se de não abandonar o seu cliente depois da venda, ou ele também pode abandonar você.

5 – Dê tempo ao tempo

Não é porque um cliente em potencial entrou no seu site, que ele automaticamente vai comprar o seu produto.

Por isso, conquiste-o com conteúdo bem feito, que mostre quem é autoridade naquele assunto (você, claro!). Ganhe cada visitante através de bons argumentos – e belas imagens sempre que possível!

Também não é porque aquele cliente comprou com você, que imediatamente vai repetir a dose. Pior ainda quando o seu produto ou serviço é algo que alguém tenha de comprar outro no dia ou na semana seguinte!

Neste caso, evite mandar 200 e-mails de oferta, como se o seu estoque ou o seu negócio fosse acabar amanhã. Seja paciente!

6 – Faça o combinado

Benefícios do produto ou serviço, promoções, disponibilidade, prazos. Não prometa o que você não pode cumprir.

7 – Para fidelizar clientes é importante ainda perguntar a opinião deles!

Por último (pelo menos nesta lista, porque você pode fazer muito mais se quiser!): pergunte. Por e-mail, telefone, enquetes, pessoalmente, dê um jeito de saber como foi a experiência de seu cliente e como você pode melhorá-la.

Não perca a chance de fazer essa pesquisa com alguém que já “testou” o seu produto. Você pode descobrir algo que vai mudar a sua estratégia!

Ganhar um cliente não é fácil, mas reconquistá-lo é mais complicado ainda!
Então mantenha com carinho os que você tem!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.