Redes Sociais ou Mídias Sociais: Qual o correto? | Blog WIS

Redes Sociais ou Mídias Sociais: Como chamar as plataformas digitais?

Há quem diga que é tudo a mesma coisa, há quem jure que são duas coisas completamente diferentes. Existem até artigos online dividindo as plataformas em dois grupos, classificando A, B e C como Redes Sociais e D, E e F como Mídias Sociais, de acordo com as características de cada uma delas.

O fato é que Mídias Sociais são espaços para a distribuição de conteúdo, gratuito ou não, e divulgação de marcas.

Já as Redes Sociais são canais de relacionamento entre pessoas. É onde você faz e cultiva amigos.

Porém em praticamente todas as atuais plataformas digitais você pode comprar ou vender produtos e serviços, criar ou consumir conteúdo e se relacionar com que você gosta. Tudo junto e misturado, não é mesmo?

Como então definir de que forma deve obrigatoriamente ser chamado o Facebook e  o Youtube? Mídias Sociais? Como rotular o Twitter? Será que podemos afirmar que o Instagram é uma Rede Social?

Por isso preferimos a teoria de que ferramentas como o Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Whatsapp são Redes Sociais? Sim. E são Mídias Sociais? Também. Tudo depende uso que você faz delas.

Como assim?

Quando você, através dos meios digitais, acompanha as novidades dos amigos e familiares, curte, comenta as publicações deles, compartilha experiências e até mesmo quando compra ou vende naquele grupo de classificados, você está se relacionando de forma simples e direta com outras pessoas, então as ferramentas digitais funcionam como Redes Sociais pra você.

Já quando você planeja e executa ações estratégicas de marketing digital, oferecendo conteúdo relevante para atingir o seu público através do seu perfil, fanpage ou canal, com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes e construir a presença digital da marca, nós podemos dizer que essas plataformas são mídias sociais.

É claro que, na prática, chamar de uma forma ou de outra não faz lá tanta diferença assim. O que importa é se você faz bom uso de suas Redes/Mídias Sociais. Seja para criar grandes amizades, seja para fechar grandes negócios.

E você: Como é que você vai usar suas plataformas digitais hoje?

Na WIS ensinamos empreendedores, gestores e profissionais de propaganda e marketing a usarem as Mídias Sociais de maneira estratégica, com foco em Performance. Para saber mais, entre em contato!

 


Anapaula Folha é Redatora Publicitária, Roteirista e Produtora de Conteúdo na Extrata Filmes.

 

Curso de Gestão de Mídias Sociais

 


Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *