Redes Sociais ou Mídias Sociais: Como chamar as plataformas digitais?

Redes Sociais ou Mídias Sociais? Há quem diga que é tudo a mesma coisa, há quem jure que são duas coisas diferentes. O fato é que você pode utilizar as plataformas digitais tanto para relacionamentos como para a promoção de marcas.

Anapaula Folha

Anapaula Folha

Há quem diga que é tudo a mesma coisa, há quem jure que são duas coisas completamente diferentes. Existem até artigos online dividindo as plataformas em dois grupos, classificando A, B e C como Redes Sociais e D, E e F como Mídias Sociais, de acordo com as características de cada uma delas.

O fato é que Mídias Sociais são espaços para a distribuição de conteúdo, gratuito ou não, e divulgação de marcas.

Já as Redes Sociais são canais de relacionamento entre pessoas. É onde você faz e cultiva amigos.

Porém em praticamente todas as atuais plataformas digitais você pode comprar ou vender produtos e serviços, criar ou consumir conteúdo e se relacionar com que você gosta. Tudo junto e misturado, não é mesmo?

Como então definir de que forma deve obrigatoriamente ser chamado o Facebook e  o Youtube? Mídias Sociais? Como rotular o Twitter? Será que podemos afirmar que o Instagram é uma Rede Social?

Por isso preferimos a teoria de que ferramentas como o Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Whatsapp são Redes Sociais? Sim. E são Mídias Sociais? Também. Tudo depende uso que você faz delas.

Como assim?

Quando você, através dos meios digitais, acompanha as novidades dos amigos e familiares, curte, comenta as publicações deles, compartilha experiências e até mesmo quando compra ou vende naquele grupo de classificados, você está se relacionando de forma simples e direta com outras pessoas, então as ferramentas digitais funcionam como Redes Sociais pra você.

Já quando você planeja e executa ações estratégicas de marketing digital, oferecendo conteúdo relevante para atingir o seu público através do seu perfil, fanpage ou canal, com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes e construir a presença digital da marca, nós podemos dizer que essas plataformas são mídias sociais.

É claro que, na prática, chamar de uma forma ou de outra não faz lá tanta diferença assim. O que importa é se você faz bom uso de suas Redes/Mídias Sociais. Seja para criar grandes amizades, seja para fechar grandes negócios.

E você: Como é que você vai usar suas plataformas digitais hoje?

Na WIS ensinamos empreendedores, gestores e profissionais de propaganda e marketing a usarem as Mídias Sociais de maneira estratégica, com foco em Performance. Para saber mais, entre em contato!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.