Por que saber organizar eventos faz de você um profissional melhor?

Saber organizar eventos pode fazer toda a diferença no seu dia a dia como profissional de marketing - e ainda trazer um rumo novo para a sua carreira.

Talvez você não saiba, mas aprender como organizar eventos pode fazer toda a diferença no seu dia a dia como profissional de marketing – e ainda trazer um rumo novo para a sua carreira.

Mas e o que Marketing tem a ver com organizar eventos?

Tem simplesmente tudo a ver.

É que o mercado de eventos cresce 14% ao ano, segundo a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos). E um dos motivos é que as marcas têm entendido cada vez mais os eventos como excelentes oportunidades de relacionamento entre marca e consumidor.

Outra razão é que nem todo empresário pode contar com o suporte de uma grande empresa da área de eventos para cuidar de suas ações. Ou seja, ele acaba dependendo de sua equipe interna para a realização de seus eventos.

Portanto para você, profissional de marketing, saber organizar eventos deveria ser um item obrigatório no currículo.

Afinal, estamos falando de uma ferramenta estratégica que pode e deve ser naturalmente usada para impulsionar marcas. Fora a chance que você tem de mostrar outras habilidades que possui.

Nem TV, nem jornal, nem Internet.

Em nenhuma dessas mídias o consumidor consegue estar tão perto de uma marca como em um evento promovido por ela.

É uma experiência única. E pode ser incrivelmente fantástica, ou não, dependendo de como esse encontro com dele com a marca foi planejado.

E é fácil organizar um bom evento?

Não é mesmo.

Organizar eventos de qualidade exige de toda a equipe envolvida o entendimento do papel de cada um ali e o comprometimento com a organização como um todo: desde o planejamento com antecedência do grande dia e a seleção dos fornecedores, até a logística e a execução.

Um evento só acaba quando o último convidado vai embora e, de preferência, com um sorriso no rosto (o que traz muita satisfação para quem organiza também).

Já o trabalho da organização propriamente dita não termina aí: é preciso ainda avaliar os resultados alcançados e colocar em prática as próximas ações para que o recado dado pela marca, durante o evento, não seja esquecido no dia seguinte.

O primeiro passo é saber aonde você quer chegar.

Quais são os seus objetivos com este evento? Eles estão de acordo com aqueles definidos para a marca?

Se sim, planeje, levante orçamentos, faça parcerias e aproveite: porque a chance de seu evento dar certo e de você acertar em cheio o coração do seu cliente será muito maior!

E qualquer pessoa pode aprender a organizar um grande evento?

Digamos que sim. Mas, quando você já tem conhecimento em Marketing, fica muito mais fácil aliar a estratégia, da qual falamos antes, com a ferramenta, que é o evento em si.

É importante ainda que o profissional seja ele próprio organizado, inclusive quanto à administração da verba se for o caso. E que esteja preparado e tenha jogo de cintura para resolver as adversidades que poderão surgir durante a execução do trabalho (porque elas vão surgir).

Bom também que ele saiba se relacionar com a equipe e com seus fornecedores e que consiga manter todos engajados e em paz uns com os outros, algo essencial para esse time!

Se você tem esses pré-requisitos, quem sabe não encontra na atividade de organizar eventos uma nova direção para a sua carreira?

O mercado está crescendo. Pode ser a sua vez de crescer junto com ele!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.