Webwriting: porque escrever bem é só o começo.

Quem não está no Google, não existe. Mas se você está e só aparece nos resultados de busca lá pela 20ª página, onde ninguém encontra ninguém, você precisa de Webwriting na sua vida!

Quem não está no Google, não existe. Mas se você está e só aparece nos resultados de busca lá pela 20ª página, onde ninguém encontra ninguém, é quase como se também não existisse. Isto significa que você precisa de Webwriting na sua vida!

E o que é Webwriting?

É mais do que escrever um bom texto para a Internet.

O Webwriting tem como fundamento 4 princípios básicos que, quando praticados da forma correta, contribuem para que esse texto se torne relevante para os motores de busca, conquiste futuros visitantes para o seu site ou blog e aumente a expectativa de retorno deles!

Que princípios são estes? É o que você verá agora.

O princípio da Encontrabilidade.

Falando de forma clara: o usuário precisa encontrar você!

Pra isso você precisa aparecer nos resultados orgânicos de busca, preferencialmente na primeira página e entre os primeiríssimos colocados, porque o usuário dificilmente desce a barra de rolagem para ver os próximos da fila.

Então seu site ou blog deve conter se não todos, mas boa parte dos elementos necessários para ser lido e compreendido pelos buscadores como a melhor resposta (ou pelo menos uma das melhores) para a pesquisa do usuário. E para despontar no ranking!

Estamos falando de SEO e do uso correto de palavras-chave, títulos, subtítulos, meta-descriptions, tags de imagens e links. Também do tamanho dos parágrafos, do texto em si e até do uso de palavras de transição!

Importa ainda se você tem autoridade: quando outros sites bem posicionados, e que tratam do mesmo assunto, recomendam páginas do seu através de links nas páginas dele?

O Google e seus concorrentes trabalham um bocado para encontrar os melhores sites para seus usuários.

O objetivo é tornar incrível a experiência deles, para que esses usuários continuem confiando nas recomendações dos buscadores.

Ser encontrado realmente não é nada fácil. Mas é fundamental não deixar este princípio de lado, porque ele é o que abre as portas do seu conteúdo para o visitante.

O princípio da acessibilidade.

O usuário precisa ser bem recebido por você.

Se ele encontrar a sua página na pesquisa, clicar no link, entrar nela e de cara sofrer uma tremenda decepção, qual a possibilidade de continuar navegando ali? Zero. E de voltar algum dia? Menos zero.

Então o Webwriter (que é como chamamos esse redator que escreve para a Web, baseado nos princípios que estamos explicando aqui) precisa se unir ao UX designer nessa importante empreitada.

O objetivo é desenvolver um site, blog ou aplicativo de rápido carregamento, visualmente agradável e facilmente compreendido pelo usuário.

Menos é mais, então não exagere nas cores, efeitos, imagens. E nem nas palavras!

Se as “perguntas mais frequentes”, ou FAQ, são normalmente chamadas assim, não invente apelidos para a sua área de dúvidas como “questionamentos comumente realizados”.

Pense também na Inclusão. Você preenche a descrição das imagens ao fazer o upload delas? Essa informação é muito útil para o usuário com deficiência visual, pois o programa usado por ele, para leitura do site, lê esse dado para o usuário, que então entende o conteúdo da imagem.

O princípio da navegabilidade.

O usuário precisa entender onde está e saber para aonde vai. Esteja atento aos menus, submenus, seções, links.

Distribua as informações de forma que o usuário tenha vontade de “consumir” o site inteiro. Isso sem se perder quando resolver se aprofundar um pouco mais.

E que ele possa voltar para a superfície sempre que quiser, para recuperar o fôlego. E para mergulhar de novo no seu conteúdo depois.

O princípio da objetividade.

Você precisa ser entendido pelo usuário.

Do que é que você está falando mesmo? Musica? Então seja claro.

Não confunda o leitor com um dado no meio do seu texto sobre viagens especiais, a não ser que você esteja falando das playlists dos astronautas, entende?

O usuário é todo o tempo bombardeado por uma série de informações. E quer, ao entrar no seu site, ler sobre aquilo que ele achou que encontraria ali. Não sobre outra coisa.

E não enrole. Fale o necessário, na medida do seu conhecimento e da informação que você quer transmitir.

O Webwriting atrai visitantes. E negócios.

Webwriting tem a ver com prazer em escrever. Mas também com aprendizado e dedicação para criar um conteúdo certeiro, que vai te ajudar a alcançar resultados orgânicos melhores e a fechar bons negócios.

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