Curso de Cocriação: Novas Ferramentas para Inovar com o Cliente

Uma grande tendência em inovação utilizada por grandes empresas
  • LocalWIS Educação
  • Duração10 horas
Avise-me a próxima turma

Sobre o curso

A Cocriação é uma grande tendência em inovação. Marcas e pessoas interagindo juntos para inovar! Quais são as grandes mudanças da sociedade contemporânea? Quais impactos elas têm gerado na vida das pessoas? Quais são os movimentos que emergem? Quem são os “novos consumidores”? Como as pessoas tem se relacionado com as marcas, produtos e serviços oferecidos?

Em um mundo cada vez mais colaborativo, em rede, onde “o fazer” se torna a força motriz de aprendizagem e inovação, é preciso mudar a forma como inovamos e criamos nossas ideias, projetos e negócios para aproveitarmos todo potencial que esse novo mundo nos traz. É preciso transitar de uma sociedade baseada no modelo linear, lógico, autocentrado e competitivo, para uma nova lógica, mais criativa, empática, sistêmica e distribuída, uma lógica mais em rede.

Dentro dessa lógica, a cocriação surge como uma abordagem fundamental para inovação de novos conceitos, ideias, projetos e negócios. O que é afinal a cocriação? Como podemos aplicá-la no dia a dia dos nossos projetos?

A proposta desse curso é mergulharmos no universo do processo cocriativo, da construção coletiva e colaborativa em rede, entendendo melhor sua origem, seus conceitos, atributos essenciais para seu sucesso, metodologias e formas de colocá-la em prática nos nossos desafios quotidianos de trabalho, sejam eles em organizações, empreendimentos próprios, projetos, movimentos sociais, etc.

Para quem é este curso

A todos aqueles que têm interesse em entender mais o mundo em rede e como podemos inovar criando e desenhando novas ideias, projetos e soluções de forma mais colaborativa, coletiva e em rede. Pessoas, profissionais e empreendedores que atuam em organizações, em movimentos sociais, empresas, marcas, etc.

Do que preciso

Estar aberto a trocar ideias com outros profissionais e entender a essência da construção coletiva e colaborativa em rede.

Quando vai rolar

Turma não disponível no momento. 🙁
Preencha o formulário abaixo para receber informações sobre a próxima turma!

O que vou aprender

1) CONTEXTO: MUNDO, SOCIEDADE, PESSOAS e MOVIMENTOS
Quais são os novos drivers sociais, econômicos, culturais que estão mudando a sociedade? Quais são os novos movimentos em rede que surgem nesse contexto? Quais novos valores e consequentes novas relações das pessoas entre si, com produtos/serviços e ambientes? Como as pessoas têm se relacionado com as marcas? Quais são as marcas e iniciativas mais inovadoras e que engajam as pessoas? E porque?

2) CONTEXTO DA COCRIAÇÃO
O que é a cocriação? Quais “teorias” estão por trás desse conceito? Quais são suas características e como ela se manifesta hoje no mercado e na sociedade? Onde ela é usada? Como é usada? Qual diferença entre pesquisa e cocriação?

3) PROCESSO DE COCRIAÇÃO:
Quais são os elementos fundamentais para que o processo de cocriação flua de forma eficiente? Quais metodologias/abordagens utilizam cocriação na sua essência?

4) PRÁTICA: DESAFIOS E APRENDIZADOS
Mais importante que a teoria é a prática, só se aprende a cocriar, cocriando – vivência de um workshop de cocriação. Quais são os desafios e aprendizados da cocriação e colaboração em rede? Um case real: criando uma rede de cocriação com fãs da marca para inovação – Cocriando Natura.Como trazer a cocriação para seu desafio, seja ele uma ideia, um projeto, uma marca ou negócio?

Quem é o Instrutor

  • Juliana Nascimento - Instrutora de Curso de Cocriação: novas ferramentas para inovar com o cliente

    Juliana Nascimento

    é Administradora por formação pela FGV-EASP, mãe por vocação e amante dos processos de inovação, cocriação e colaboração, encontrou no design thinking e nas relações humanas sua fonte de inspiração para atuar no mundo. Hoje desafia a Natura a inovar seu processo, trazendo o olhar e insights do consumidor para os desafios de inovação da empresa por meio do Cocriando Natura - uma rede aberta de cocriação formada por amantes da marca. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado de bens de consumo orientado à inovação, sustentabilidade e marketing em empresas como Natura e Unilever: liderança e gestão de projetos e processos de inovação, open innovation e consumer insight (rede de cocriação com consumidores da marca), articulação, engajamento e mobilização de redes para marcas e projetos sócio ambientais; desenho e facilitação de processos criativos para desenvolvimento de novos negócios (conceitos, produtos e serviços), utilizando abordagens e metodologias como design thinking, lean-startup (MVP), prototipagem, Canvas, entre outros.

Avise-me a próxima turma