Innovation Architect Brasil - WIS Educação

Curso Innovation Architect Brasil

A maior certificação de inovação do Brasil!
  • Horário9h às 18h
  • LocalWIS Educação
  • Duração24 horas
Avise-me a próxima turma

Sobre o curso

O curso Innovation Architect Brasil é direcionado para profissionais que já possuam experiência como gestores de Inovação e desejam ampliar a sua competência com base nas melhores práticas das empresas da ANPEI.

Serão três dias de aulas realizadas aos sábados, e mais um dia para a realização da banca. Os projetos a serem realizados durante o curso englobam o mapeamento das práticas de inovação anteriormente realizadas pela organização, a análise crítica de gaps e oportunidades para aperfeiçoar o sistema de inovação, e a construção de um plano de evolução para a empresa.

“O que a gente quer é formar a próxima geração de executivos que irá acelerar a inovação nas empresas brasileiras” ressaltou Jaime Frenkel, vice-coordenador do Comitê de Gestão da Inovação da Anpei e um dos responsáveis pelo programa Anpei Exchange.

“No fundo, o que a gente quer é formar a próxima geração de executivos que irá acelerar a inovação nas empresas brasileiras” ressaltou Jaime Frenkel, vice-coordenador do Comitê de Gestão da Inovação da Anpei e um dos responsáveis pelo programa Anpei Exchange.

O que funciona na prática: Conteúdo desenvolvido a partir das melhores práticas das empresas mais inovadoras do Brasil e organizado em formato de fácil aplicação.

Confira as vantagens:

Gere impacto: Durante o curso, os alunos desenvolverão um projeto para transformar a maneira como a sua organização inova e apresenta-lo a uma banca formada pro profissionais experientes

Faça parte da comunidade: A experiência não termina na certificação. Você fará parte de uma comunidade única e exclusiva de gestores de inovação

Aprenda com quem já fez: Palestras com executivos experientes, contando como eles mesmos aplicaram, na prática, o conteúdo discutido

Seja reconhecido: Obtenha um certificado profissional da ANPEI, reconhecido pelas empresas que mais investem em inovação no Brasil

Conteúdo avançado: Não recomendado a iniciantes, apenas práticas avançadas de inovação. Turma nivelada e conteúdo inédito.

Para quem é este curso

Gestores de Inovação. Seleção por envio de currículos posterior a pré-inscrição.

Quando vai rolar

Datas:
20, 27 de Outubro
10 de Novembro
01 de Dezembro

Horário: 09h às 18h

Carga Horaria: 24 horas

Local: São Paulo/SP

O que vou aprender

Primeiro dia:

  • INTRODUÇÃO: Porque gerir inovação?
  • DISRUPÇÃO: Entendendo o conceito e suas implicações para o Top Management.
  • ANPEI EXCHANGE: Pensando a gestão da inovação como um sistema de prática integradas.
  • DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO: O desafio de construir uma visão de longo prazo, para além do negócio atual.
  • INDICADORES DE INOVAÇÃO: Avaliando o alcance dos resultados estratégicos da inovação.
  • EXECUTIVO CONVIDADO: Agenda a ser divulgada em breve.
  • PROJETO MAPEAMENTO DE PRÁTICAS: Identificação das práticas de inovação já realizadas pela organização com base no Framework do ANPEI Exchange.

Segundo dia:

  • GESTÃO DE RECURSOS: Garantindo a disponibilidade de recursos para executar a estratégia de inovação.
  • PRIORIZAÇÃO E SELEÇÃO: Decidindo o que não executar para garantir o foco nos projetos relevantes.
  • EXPLORAÇÃO E IDEAÇÃO: De onde vem as grandes ideias e como criar um processo para gerá-las.
  • DESENVOLVIMENTO: Lidando com os desafios específicos da gestão de projetos altamente inovadores.
  • COMERCIALIZAÇÃO E PERENIZAÇÃO: Levando a inovação ao mercado e garantindo a sua disseminação.
  • EXECUTIVO CONVIDADO: Agenda a ser divulgada em breve.
  • PROJETO ANÁLISE CRÍTICA: Análise de gaps e oportunidades de melhoria no sistema de inovação a partir das práticas mapeadas.

Terceiro dia:

  • REDES DE COLABORAÇÃO: Explorando parcerias com o ecossistema para potencializar a capacidade de inovar.
  • CORPORATE VENTURE: Unindo alavancas de uma grande empresa à agilidade de uma startup.
  • EXECUTIVO CONVIDADO: Agenda a ser divulgada em breve.
  • ORGANIZAÇÃO: Formatando as estruturas organizacionais para acelerar a inovação.
  • CULTURA: O papel da liderança na formação de uma cultura inovadora.
  • EXECUTIVO CONVIDADO: Agenda a ser divulgada.
  • PROJETO PLANO DE EVOLUÇÃO: Construção de um plano de evolução.

Banca de Certificação:

  • ELABORAÇÃO DO PROJETO: O projeto será elaborado em grupo ou individualmente com base na realidade do participante.
  • APRESENTAÇÃO PARA A BANCA: Uma banca de especialistas com larga experiência no mercado fará a validação dos projetos.
  • CERTIFICAÇÃO: Alcançando a pontuação de acima de 70% do aproveitamento, o profissional será certificado e passa a integrar a Comunidade de Innovation Architects Brasil.

Quem são os Instrutores

  • Jaime Frenkel

    Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e graduado, também em engenharia de produção pela mesma universidade. Atua na EloGroup há 9 anos, onde liderou diversos projetos de consultoria relacionados a Gestão da Inovação, Design Thinking e Gestão de Tecnologia junto a grandes empresas, startups e órgãos governamentais. Atualmente, está a frente do projeto Anpei Exchange, cujo objetivo é mapear as melhores práticas de Gestão da Inovação das empresas mais inovadoras do Brasil. Participou da publicação de 3 livros e diversos artigos relacionados ao tema Gestão da Inovação. Atua como professor de Cursos In-Company da EloGroup e como professor convidado do curso de Gerência da Inovação da Escola Politécnica da UFRJ.

  • Rafael Clemente

    Sócio Fundador da consultoria EloGroup e do fundo de capital de risco EloCapital. Pela EloGroup, já coordenou dezenas de projetos de estratégia e inovação para empresas dos mais diversos setores e para órgãos governamentais. Atualmente, é o Coordenador do Comitê de Gestão da Inovação da ANPEI. Rafael é Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Dottore Ingegnere em Ingegneria Gestionale pelo Politécnico di Torino. Publicou 5 livros em temas relacionados a Gestão da Inovação, Gestão de Processos e Gestão de Riscos, e é professor de Disciplinas de Gestão da Inovação, Desenvolvimento de Novos Negócios e Estratégia em diferentes cursos de Graduação e Pós-Graduação nas principais Universidades e empresas nacionais, além de atuar como professor nos cursos in-company da Elo Group.

  • Sandro Valeria

    Formado em engenharia de produção pela USP, e em engenharia mecânica aeronáutica pelo ITA. Trabalhou como engenheiro de desenvolvimento tecnológico da Embraer de 2000 a 2003, supervisor de desenvolvimento tecnológico da Embraer de 2003 a 2005; engenheiro chefe da Bosch de 2005 a 2007, gerente sênior da Embraer de 2011 a 2014, e, atualmente, é head de inovação corporativa da Embraer.

  • Renato Shiratsu

    Formado em relações internacionais pela PUC-SP, trabalhou como gerente de customer development / trade marketing da Unilever de 2010 a 2011, gerente de marketing sr. – categoria de limpeza, da Unilever, de 2011 a 2012, gerente de marketing do consumidor da Coca-Cola de 2012 a 2014, gerente de planejamento comercial da Coca-Cola de 2014 a 2015, gerente sênior de consumo da Coca-Cola de 2015 a 2016, e, atualmente, é diretor de inovação da Coca-Cola.

  • Camila Cruz

    Formada em Química pela Unicamp, tem mestrado em engenharia de materiais pela UFSCar e pós-graduação em gestão estratégica da inovação tecnológica pela Unicamp. Trabalhou como gerente técnica da 3M do Brasil de 2000 a 2012, gerente técnica da 3M nos Estados Unidos de 2013 a 2014, diretora técnica da 3M Argentina de 2014 a 2015, e, de 2015 até os dias de hoje, é diretora de P&D da 3M no Brasil.

  • Luciana Hashiba

    Formada em engenharia de alimentos pela Unicamp, tem MBA em administração e marketing e mestrado em gestão de operações e competitividade pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Se especializou em estudo de caso de educação em negócios pela The University of Western Ontario – Richard Ivey School of Business, e tem doutorado em administração de empresas pela FGV. Trabalhou na Natura de 2004 até 2017, local no qual foi gerente de desenvolvimento de embalagens, gerente de marketing, gerente de pesquisa e tecnologia e gerente de inovação e redes. Foi diretora da Anpei de 2009 a 2014 e, hoje, é Conselheira da WeFab e professora na Fundação Getúlio Vargas – FGV EAESP.

Avise-me a próxima turma