Curso de Mídias Sociais para Jornalistas

Planejamento e boas práticas para produzir conteúdo informativo e jornalístico em Mídias Sociais
  • LocalWIS Educação
  • Duração6 horas
Avise-me a próxima turma

Sobre o curso

Voltado tanto para jornalistas que precisam compreender melhor como lidar com as mídias sociais quanto para profissionais que estão entrando no mercado de produção de conteúdo informativo, tanto para marcas quanto para organizações, o Curso de Mídias Sociais para Jornalistas se focará no planejamento e nas boas práticas em procurar, fazer curadoria e produzir conteúdo informativo e jornalístico.

Por que fazer este curso?

As mídias sociais já são canais de intenso consumo de informação por parte do público. Todos os principais veículos de comunicação estão presentes nas mais populares redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, etc.) e, com o grande crescimento do volume de informações que somos submetidos, realizar uma produção e curadoria de conteúdo para ser postado nesses canais sociais acaba sendo uma tarefa que exige muito além da simples execução.

Deve-se planejar, entender o público alvo, compreender as linguagens próprias de cada rede e, principalmente, saber escolher e produzir o conteúdo adequado. Além disso, as redes sociais exigem uma rapidez e real time que o profissional deve saber lidar e entender como produzir um conteúdo que engaje o público durante a cobertura. É a grande tendência do momento, sendo que grandes sites como estão a procura de profissionais que saibam produzir conteúdo informativo em social media.

Objetivos: 

  • Mostrar como trabalhar com conteúdo informativo/jornalístico para as mídias sociais.
  • Apresentar especificidades e cuidados para cada mídia social.
  • Apresentar boas práticas para encontrar informações, tendências e formar redes de contatos.
  • Mostrar como mensurar os resultados das ações e melhorar a recepção do público.

Para quem é este curso

Estudantes e profissionais de Jornalismo que querem se aprofundar sobre a atuação como Social Media.

Do que preciso

Precisa ser familiarizado com comunicação e marketing. É recomendável trazer o seu notebook para realizar os exercícios propostos em sala.

Quando vai rolar

Turma não disponível no momento. 🙁
Preencha o formulário abaixo para receber informações sobre a próxima turma!

O que vou aprender

  • Por que as mídias sociais são importantes para o Jornalismo?
  • Entendendo o público alvo e o funcionamento de cada rede
  • Criando a sua própria rede de informações
  • Posicionamento profissional dentro das mídias
  • Pescando tendências e conferindo informações
  • Ética e transparência
  • Inovando através das mídias
  • Boas práticas na produção de conteúdo
  • Mensurando resultados e melhorando a recepção do público
  • Oficina Prática

Quem é o Instrutor

  • Fernando Mendes - Instrutor do Curso de Gestão de Mídias Sociais

    Fernando Mendes

    É sócio-diretor da Knowledge Media - KM. Foi criador da disciplina de Jornalismo Político na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), lecionou Webjornalismo na Faesa e integrou o corpo docente do MBA em Comunicação Digital e Mídias Sociais da UCL. Na Multivix, ministrou o módulo Media Training no Curso de Pós-graduação de Formação de Oficiais da PM-ES. No jornal A Tribuna, iniciou na editoria de Política e em seguida atuou na de Economia. Sua última atuação na empresa foi como analista de mídias sociais do jornal. Já atuou nos jornais online Rede de Notícias e Folha Vitória e também na TV Vitória/Rede Record. Escreveu colunas sobre política para jornais online do Espírito Santo e Brasília. Iniciou sua carreira nas assessorias de Comunicação do Governo do Espírito Santo e Prefeitura de Vitória.

Avise-me a próxima turma