Curso de Neuromarketing e Neurovendas

Voltado para o mercado e com uma abordagem é extremamente comercial.
  • LocalWIS Educação
  • Duração8h
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Sobre o curso

O curso de Neuromarketing e Neurovendas está voltado para o mercado, dessa maneira, sua abordagem é extremamente comercial. Ele pretende desenvolver profissionais visionários para as empresas de varejo, indústria e serviços, para empresas de pesquisa de mercado e comportamento do consumidor, e para agências de publicidade e propaganda. Serão homens e mulheres de negócios, mas com a facilidade de se comunicar com neurocientistas e de aplicar os conhecimentos dessa ciência no cotidiano de seu trabalho.

Para quem é este curso

Empresários de varejo, indústria e serviços, profissionais de pesquisa de mercado e comportamento do consumidor e para agências de publicidade e propaganda.

Do que preciso

Precisa ser familiarizado com comunicação, vendas e marketing.

Quando vai rolar

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O que vou aprender

Biologia do comportamento do consumidor: essa matéria aborda todos os campos da biologia comportamental com foco no comportamento humano e no consumo. Trata de natureza humana;  economia natural; corpo e comportamento de consumo; bioquímica do comportamento do consumidor; genética comportamental; e evolução e comportamento de consumo. É uma matéria introdutória aos estudos da biologia do comportamento.

Neuromarketing aplicado à pesquisa de comportamento do consumidor: disciplina introdutória ao neuromarketing. Nela o aluno passa a ter contato com as novas técnicas de pesquisa em comportamento do consumidor com uso de equipamentos de diagnóstico por imagem*. Mostra os vieses cognitivos; a racionalidade limitada; a pesquisa qualitativa de comportamento do consumidor; os novos métodos de pesquisa; a mentira e autoengano; a memória; os hábitos;  a neurociência do comportamento do consumidor; e o neuromarketing.

Eletroencefalografia (EEG), ressonância magnética funcional (fMRI) e tecnologia de rastreamento ocular ajudam a medir as mudanças biológicas vividas por uma pessoa em resposta a estímulos relacionados às ações de marketing. Os equipamentos captam sinais do cérebro de um indivíduo, alterações no fluxo sanguíneo e outras reações fisiológicas para determinar o que realmente interessa às pessoas em um nível subconsciente.

Psicologia Evolucionista: aborda a origem do pensamento evolucionista e seu impacto nas teorias psicológicas; princípios da teoria evolucionista e os conceitos Seleção Natural e Sexual; ambiente evolucionário de desenvolvimento e evolução do Homo Sapiens; comportamento e mecanismos psicológicos; tópicos selecionados em psicologia evolucionista – cognição; comportamento reprodutivo e parental; desenvolvimento humano.

Neuromarketing aplicado ao produto: é nessa matéria que se estuda especificamente a aplicação do neuromarketing ao desenvolvimento de bens físicos, isto é, os produtos, suas embalagens, seus conceitos e também o desenho de serviços. É o primeiro dos quatro Ps do marketing pela visão do neuromarketing.

Neuromarketing aplicado ao branding: esse momento é para aplicar os conceitos de neuromarketing à gestão da marca. O aluno vai compreender a relação da marca com as emoções e a memória. Vai aprender também como objetos e suas representações são processadas no cérebro humano.

Neuromarketing aplicado à segmentação: disciplina que mostra a aplicação dos conceitos de neuromarketing à segmentação de mercado por gênero e por faixa etária. Os alunos aprenderão a analisar as mentes, como agem perante o ambiente e o comportamento de cada segmento.

Neuromarketing aplicado ao preço: apresenta aos alunos as estratégias que podem ser usadas na precificação a partir de um sujeito não racional, mas previsivelmente irracional. Adotando os conceitos da Economia Comportamental, das Finanças comportamentais e também das pesquisas em neuromarketing, o aluno compreende como pode usar a precificação a seu favor em vendas de produtos e serviços.

Neuromarketing aplicado ao ponto de venda: disciplina que analisa os aspectos subconscientes da exposição de produtos na loja, levando em consideração o comportamento de compra, escolha e decisão de cada gênero no local. Apresenta também as técnicas que promovem experiência no ponto de venda através dos sentidos para aumentar a capacidade de percepção e atenção para os produtos. Revela como criar impactos e gerar experiência, para impulsionar o comportamento do consumidor.

Neuromarketing aplicado à comunicação: essa é a área mais desenvolvida dessa nova ciência aplicada. O aluno vai aprender a criar peças, campanhas e escolher mídias que mais criem atenção, engajamento emocional e memória no consumidor. São aplicações técnicas de experiências bem sucedidas que orientam o anunciante de como funciona a mente do consumidor. Imagens relevantes, textos envolventes e mídias mais eficazes para públicos específicos. Apresenta análises de comerciais feitas por pesquisas de neuromarketing em todo o mundo.

Neuromarketing aplicado às vendas: a venda pessoal, seja ela B2B ou B2C são essencialmente e por natureza, um contato entre dois cérebros, ou seja, dois sujeitos que tentam se influenciar mutuamente. A persuasão, e seus argumentos, a escolha e tomada de decisão do consumidor e do comprador são os mecanismos estudados nessa matéria.

Quem é o Instrutor

  • Pedro Camargo - Instrutor do Curso de Neuromarketing e Neurovendas

    Pedro Camargo

    Mestre em Educação Corporativa pela PUC - Campinas e possui MBA em Comunicação de Marketing pela ESPM - Campinas. Professor, Consultor em marketing, autor em Neuromarketing e Pesquisador em biologia ecomportamento do consumidor.

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