Imersão em Ordem Pública e Sistema Único de Segurança Pública - WIS Educação

Imersão em Ordem Pública e Sistema Único de Segurança Pública

Uma visão holística e epistemológica sobre como promover o controle da criminalidade e o aumento da sensação de segurança da população nas diversas Cidades brasileiras.
  • Horário8h às 18h
  • LocalVitória - ES
  • Duração40 horas
Avise-me a próxima turma

Sobre o curso

A WIS EDUCAÇÃO é uma empresa cujo conceito maior é a de ser “uma escola de inovação para mercados disruptivos”. Nesse sentido, entendemos que o debate sobre o recente Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e dos diferentes vieses da Ordem Pública, além de extremamente atual, é de suma relevância para maximizar o desempenho funcional e o conhecimento dos Agentes políticos e comunitários, no âmbito dos Municípios brasileiros.

Com esse propósito é que apresentamos uma novidade. Trata-se do Curso de Imersão em Ordem Pública e Sistema Único de Segurança Pública – Susp, ministrado por professores com comprovada experiência, capacidade técnica e notório saber nesta área.

As novas Leis e Decretos Federais que tratam da modelagem do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), em muito trazem obrigações que deverão ser empreendidas pelos Municípios, entre as quais, citamos a título de exemplo, a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em prazo determinado de 2 (dois) anos.

De modo a permitir uma experiência intensa e com ampla possibilidade de aprendizado, nosso planejamento prevê um Curso na modalidade de imersão, com duração certificada de 40 horas, iniciando-se a primeira turma, em 19 a 25/05/2019, das 8h às 18h. No pacote de imersão, estão inclusas as aulas com metodologia exclusiva, em ambiente moderno e climatizado, todo o material didático necessário, exames para a aferição do aprendizado, bem como uma agenda externa para a visitação de experiências públicas e societais no campo do controle da ordem pública.

O conteúdo do Curso está focado na prevenção primária, na resolução comunitária e preventiva de problemas, implantando o modelo de parceria decisória em assuntos ligados à insegurança e à intranquilidade pública, buscando sempre conhecer os anseios, as necessidades e as expectativas da sociedade, visando alcançar a “cultura de paz”, bem como o atingimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Agenda 2030), pactuados com as Nações Unidas.

Ao final o objetivo central do Curso é dar uma visão holística, epistemológica sobre como promover o controle da criminalidade e o aumento da sensação de segurança da população nas diversas Cidades brasileiras.

Inscreva-se já! Vagas limitadas! 

Para quem é este curso

Esta imersão é para gestores, líderes e servidores públicos que atuam em:

  • Prefeitos
  • Vereadores
  • Secretários de Segurança Estaduais e Municipais
  • Servidores das Secretarias de Segurança Estaduais e Municipais
  • Polícia Federal e Militar
  • Guarda Municipal
  • Corpo de Bombeiros
  • Defesa Civil
  • Consultorias na área de Segurança Pública
  • Líderes Comunitários
  • Ministros Religiosos
  • Gestores Escolares

Do que preciso

Para participar desta Imersão é necessário realizar a inscrição e ser aprovado no processo seletivo.

Calendário, local e forma de pagamento

Datas e horário: de 19/05 à 25/05, de 08h às 18h

Local: WIS Educação Campus Vitória

Rua da Grécia, 320 – Barro Vermelho – Vitória/ES

Valor e Forma de Pagamento: R$3150,00 

  • À Vista (boleto, transferência ou depósito): 15% de desconto
  • À Prazo (cartão de crédito): em até 6 vezes
  • Para membros do Poder Público, o valor da (s) inscrição (ões) poderá ser pago na mobilidade de Empenho Prévio

Próximas turmas previstas:
– 23 a 29 de junho de 2019 de 08h às 18h
– 21 a 27 de julho de 2019 de 08h às 18h

O que vou aprender

Ementa geral da Imersão em Ordem Pública e SUSP: 

  • Os novos conceitos de ordem pública, comunidade e comunidade de interesse.
  • A participação da sociedade civil, conforme os mandamentos constitucionais (federal e estadual).
  •  As principais correntes e teorias criminológicas e os princípios da criminologia crítica contemporânea.
  • Os princípios do policiamento em regimes democráticos: as obrigações policiais (accountability e civilian oversight) – Resolução n° 34/169 de 17/12/1979, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
  • Os paradoxos constitucionais no artigo 144 da CF/1988.
  • A emergente função policial das Guardas Civis Municipais no Brasil – Leis Federais nº 13.022/2014, nº 13.663/2018.
  • O Susp – Sistema Único de Segurança Pública (Lei Federal nº 13.675/2018).
  • Os modelos policiais clássicos: o francês e o inglês.
  •  Os ciclos históricos da Polícia brasileira e a construção do modelo brasileiro de Segurança Pública.
  • As Eras das Polícias nos EUA. O quadrilátero da ordem pública e as funções clássicas da Segurança Pública.
  • A composição do Sistema de Justiça Criminal do Brasil.
  •  O ciclo policial no Brasil e sua natureza dicotômica.
  •  Tipos de prevenção de Estado.
  •  A geometria da ordem pública.
  •  Fundamentos do modelo empático de relacionamento.
  • Princípios da inteligência emocional.

Quem são os Instrutores

  • Julio Cezar Costa

    Associado Pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. a condição de Consultor, vem atuando na formação de gestores públicos em várias localidades do Brasil, através do pioneiro Curso de Extensão Universitária de Formação de Gestores em Ordem Pública e Segurança Cidadã, e também do Treinamento Executivo Avançado em Ordem Pública e Segurança Cidadã Integrada para professores e outros servidores públicos municipais e, ainda, para lideranças políticas, eclesiásticas e da sociedade civil. É conferencista internacional e idealizador nacional da Polícia Interativa e do Propas (Programa de Planejamento de Ações de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo - Brasil), possuindo notória e comprovada experiência na área de Ordem Pública e Segurança Cidadã, com ênfase em interconexão, interatividade, comunitarização e convergência societal.

  • Rossana Ferreira da Silva Mattos

    Pós-doutora em História Social das Relações Políticas - UFES (2017); Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2008); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1992); Especialista em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1986); Graduada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1980). Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFES. Professora Adjunta do Departamento de Administração do CCJE/UFES. Professora do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Policial Militar e Segurança Pública - CAO, desde 1999. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS: territorialidades, desigualdade socioespacial, segregação e violência urbana - GPEPP. Professora e Pesquisadora da Escola de Serviço Público do Estado do Espírito Santo / ESESP. Atua em pesquisas na área de Ciências Humanas e Sociais com ênfase em Segurança Pública; Políticas Públicas; Planejamento Urbano e Metropolização, principalmente nos seguintes temas: desigualdade socioespacial, saúde mental, segregação e violência urbana, gestão ambiental, marginalização e, em Administração, nas áreas de Gestão Organizacional, Segurança Pública e Políticas Públicas.

  • João Antonio da Costa Fernandes

    Graduou-se no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Estado de Pernambuco/Brasil e em Direito pela Universidade Federal do Estado do Espírito Santo/Brasil – UFES, onde também realizou pós-graduação lato Sensu, especialização em segurança pública, também realizou cursos em investigação e perícia criminal e policiamento de praças desportivas. Na área de direitos humanos realizou os cursos de direitos humanos na administração da justiça (Centro de Direitos Humanos – ONU), Direito Humanitário e Direitos Humanos e Integração dos Princípios dos Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário no Treinamento e Atuação da Polícia Militar (Comitê Internacional Cruz Vermelha/Ministério da Justiça do Brasil). Professor da disciplina Direitos Humanos, Cidadania, Ética Policial e Policiamento em Regimes Democráticos em diversos segmentos da Polícia e Guardas municipais no Estado do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, desde 1994, tendo sido docente em disciplinas correlatas em cursos de pós-graduação lato sensu das Universidades de Vila Velha e Federal do Estado do Espírito Santo/Brasil. Conferencista com o tema: Polícia Comunitária – Interativa, uma polícia cidadã (1ª Conferência Internacional sobre controle externo da Polícia (Brasil/Canadá). Publicou ensaio com o tema: Direitos Humanos É Coisa de Polícia (Editora UFES/ Brasil). Coautor do livro: Segurança Pública: Convergência, Interconexão e Interatividade Social. Coordenou no Estado do Espírito Santo o projeto de Introdução e Incorporação dos Princípios de Direitos Humanos e Direito Humanitário nas Práticas Policiais, tendo também participado do projeto nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Exerceu o cargo de Oficial da Polícia Militar, tendo sido transferido para a reserva remunerada no posto de Coronel, tendo exercido, dentre outras funções, a de Corregedor Geral e Diretor de Ensino da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo.

  • Saulo de Souza Libardi

    Curso de Formação de Oficiais - Polícia Militar do ES (1998), reconhecido pelo Ministério da Educação como curso de nível superior, ocupando atualmente o Posto de Major. Graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (2005), tendo realizado três especializações lato sensu: Segurança Pública, na Universidade Federal do ES, Direito Constitucional, Universidade do Sul de Santa Catarina (à distância) e Inteligência de Segurança Pública, pela Universidade Vila Velha - UVV. Aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional ES, no ano de 2007. Mestrado em Ciências Sociais (UVV/PUC-SP), tendo como área de concentração de estudos a relação Estado versus sociedade. Além do serviço público e da docência militar, atua como professor no Curso de bacharelado em Marketing e no Mestrado em Segurança Pública da Universidade Vila Velha- UVV. Professor convidado para cursos de extensão universitária ou treinamento para Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, servidores públicos e membros da comunidade em geral. Integrante do rol de professores vinculados ao Curso Nacional de Polícia Comunitária, da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp. Tutor, on line, para cursos a distância da Universidade Federal do ES. A linha de estudo e pesquisa envolve o debate em torno da violência em geral, e suas múltiplas relações com Estado, governo, sociedade, polícia e políticas públicas em geral.

  • Luis Otávio Monteiro Costa

    Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV (2012), Pós-Graduação em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2015). É Pós-Graduado em Direito Médico, Hospitalar e da Saúde pela EMESCAM (2016) e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV (2018). Atualmente é Advogado e Assessor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - TCEES. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional.

  • Aline Tessarolo Costa Ghidetti

    Formada em Letras Português/Inglês pela FAACZ (2003), Master Coach Integral Sistêmico pela Febracis, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Formação em Business High Performanc e pela Febracis, Palestrante e Ministrante Oficial dos Best-Sellers: O Poder da Ação e O Poder da Autorresponsabilidade do PhD Paulo Vieira. Atua como coach para Alta Performance Pessoal (Life Coaching) e Profissional (Business Coaching) e como palestrante com temas como: Alta Performance, Inteligência Emocional, Autorresponsabilidade, com o foco em trazer consciência ao público de como se encontra sua vida e resultados atuais e levá-lo a agir na direção dos seus objetivos e metas.

Avise-me a próxima turma