Livros Essenciais sobre Branding – por Cintia Dias

Como livros essenciais de branding, prefiro citar um autor brasileiro, que conhece melhor as particularidades do nosso mercado.

O livro “As marcas no divã”, de Jaime Troiano, traz informações valiosas para quem  faz gestão de marcas, com bons itens para reflexão sobre a atuação das empresas  nesse campo.

Mas para falar de branding, é preciso mais do que conhecer técnicas de gestão, é preciso conhecer comportamento do consumidor e consumo. Então, me reservo o direito de não indicar apenas livros de branding, mas também nesses campos.

Um dos livros que uso com frequência é “Marketing de Serviços”, de Lovelock e Wirtz, que cabe para qualquer empresa, desde que entenda que mais que vender um produto, uma empresa comercializa soluções.

O terceiro livro que indico é “A Sociedade de Consumo”, de Jean Baudrillard, que nos ajuda a compreender a base de toda o marketing e publicidade, que são as relações humanas e a vida em sociedade. Afinal, sabe-se que produtos, mais que bens físicos, são formas de inserção na sociedade e entender a motivação das pessoas ao consumirem é essencial para fazer qualquer plano de gestão de marcas.”

                   


Cintia Dias é Mestre em Administração e especialista em Marketing e Comunicação, com formação em Jornalismo e também Publicidade. Atua hoje como Gerente de Marketing e Comunicação da Federação das Indústrias do Espírito Santo e também como Professora de MBA. 

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *