Estas Profissões correm o risco de desaparecer! | Blog WIS

Estas Profissões correm o risco de desaparecer! Será que a sua está entre elas?

Nos próximos anos, uma série de profissões até bem pouco tempo consideradas essenciais para a sociedade vão simplesmente deixar de existir.

E se a sua for uma delas?

Profissões em risco

Esta é a mais pura realidade. A tecnologia não para de transformar a forma como realizamos as nossas atividades diárias. Da pizza que compramos pelo aplicativo ao carro sem motorista: a vida não é mais como era antigamente!

Claro que isso não começou a acontecer ontem. A carreira dos “armadores de pinos” acabou faz tempo. Quando no boliche você dependeu de um deles para recolocar os pinos no lugar?

Profissões em risco

Porém agora a demanda por determinadas profissões tem diminuído mais rápido do que se pode imaginar.

Antes as discussões giravam em torno do trabalho manual x trabalho intelectual (como se fosse possível separar totalmente uma coisa da outra) e da ideia de que só o segundo sobreviveria à era tecnológica com suas máquinas.

Entretanto, com o digital até profissões que exigem amplo conhecimento técnico e/ou acadêmico estão perdendo seu espaço.

É que, dependendo do problema, muitas vezes é online mesmo que o usuário padrão de Internet acaba encontrando uma solução.

E, não raro, com a ajuda de estranhos em um fórum sobre o tema, um site, em um artigo de um blog =), um manual ou em um software, gratuito talvez, que faça exatamente aquilo que ele precisa.

Profissões em risco

 

Além disso, muitos robôs já são capazes de executar perfeitamente o trabalho que antes só um ser humano faria. Foi o que acabou acontecendo os armadores de pinos!

Mas voltando à duvida lá do começo do artigo: a sua profissão está entre aquelas que vão desaparecer nos próximos anos?

Pra te responder preparamos o Infográfico Trabalhos em Risco. Nele as atividades foram separadas em 04 Grupos:

  1. Serviços Profissionais.
  2. Manufatura, Técnico ou Manutenção.
  3. Serviços de Atendimento.
  4. Trabalhos de Nível Elementar.

A proposta é que você possa acompanhar em percentuais quais profissões tem mais chance de sofrer os impactos da automação e da robótica e se tornarem desnecessárias.

Profissões em risco

E o que você pode fazer pra evitar desaparecer junto com a sua “antiga” profissão?

Pode aprender outra, totalmente nova.

Ou, se é apaixonado pelo que faz, pode reinventar a sua! Como? Revisitando o seu público, descobrindo outro, encontrando uma nova demanda e oferecendo uma nova Proposta de Valor.

Pra isso, é preciso usar uma  habilidade cada vez mais valorizada pelo mercado: a Criatividade.

E você deve também investir em conhecimento. Porque quem não se atualizar, dificilmente vai conseguir enxergar o que está acontecendo quando a inovação bater à sua porta.

Profissões em risco

 

 


Anapaula Folha é Redatora Publicitária, Roteirista e Produtora de Conteúdo na Extrata Filmes.

 

Infográfico Trabalhos em Risco

 

 


Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *